
1. David Addison – A Gata & O Rato
A notícia da aposentadoria de Bruce Wiilis, divulgada esta semana, nos faz lamentar de vários momentos memoráveis de sua carreira. O CCP lembra agora dez papéis que fizeram de Walter Bruce Willis um dos grandes nomes do cinema Hollywoodiano.
Apesar de ter iniciado sua carreira de ator no início dos anos 80, a grande chance do ator foi o papel do detetive David Addison na série “A Gata & O Rato” (Moonlighting). Contracenando com o então iniciante Willis, a estrela Cybill Shephard fazia a ex modelo Maddie Hayes que passa a trabalhar como investigadora particular. Replicando o estilo das screwball comedies dos anos 30, Maddie e David viviam às turras um com o outro. O contraste era perceptível: Maddie era séria e sofisticada, enquanto David era brincalhão e debochado. A série inovou o gênero, quebrando a quarta parede, contando histórias encenadas em outras passagens de tempo, e misturando uma dose de ironia aos roteiros. Nos bastidores, Bruce e Cybill não se suportavam, mas a química em cena conquistou altos índices de audiência. Bruce ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em comédia e musical, e a série teve 5 temporadas, exibidas no Brasil pela Rede Globo na época de seu lançamento.

2. John McCLane – Duro de Matar
Ainda durante a produção de “A Gata & O Rato” , Bruce Willis fez a transição para os filmes de ação, tão populares na década de 80. Seu personagem, no entanto, não é infalível nem indestrutível, mas tempera a sua vulnerabilidade com o humor irônico que fez a persona do astro na tela tão popular. “Duro de Matar“, dirigido por John McTiernan teve mais 4 sequências, mas nenhuma delas tão bom quanto o filme original no qual divide a cena com o saudoso Alan Rickman. Estar no lugar errado na hora certa fez de John uma pedra no sapato dos vilões que invadem o fictício Nakatomi Plaza e uma bilheteria de mais de US$ 141 milhões. O ator sempre mencionou que esse é seu personagem favorito.
3. O Chacal – O Chacal
Depois de ser o herói dos filmes de ação tantas vezes, Bruce resolver fazer um vilão, assassino frio e ardiloso cujo verdadeiro rosto ninguém sabe. “O Chacal” é refilmagem, daquelas bem livres do material original, do filme de Fred Zinnerman adaptando o livro de Frederick Forsythe. Perseguindo o vilão está um ex-terrorista do IRA interpretado por Richard Gere. O curioso é que Gere havia recusado o convite para viver John McClane em 1988, papel que foi para Bruce. Desta vez os astros contracenam em lados opostos, que inicialmente seria Gere como o Chacal e Bruce como seu perseguidor, mas os atores preferiram trocar de papéis.

4.Harry Stamper – Armageddon
Um ano depois do vilão de “O Chacal”, Bruce voltou ao papel de herói salvando o mundo de um meteoro em “Armageddon“. Os bastidores não foram muito agradáveis para o ator, que detestou a direção de Michael Bay jurando nunca mais trabalhar com ele novamente. Quando aceitou o papel de Harry Stamper, Bruce procurava uma forma de sair de um projeto na Broadway que estava sendo mal desenvolvido, e por isso assinou com a Disney para três filme, sendo este o primeiro, e seguido de dois filmes com M.Night Shymalan.

5. Dr.Malcom Crowe – O Sexto Sentido
Uma das melhores atuações de Bruce Willis foi “O Sexto Sentido“, filme de estreia do diretor indiano M.Night Shymalan. Mais contido que o habitual, Bruce atua em papel feito diretamente para ele, conforme Shymalan declarou pouco tempo depois. O ator ainda demonstra uma incrível química com o pequeno Haley Joel Osment, então com 11 anos. O final do filme foi um dos mais comentados na época e graças à interação dos dois atores.

6. David Dunn – Corpo Fechado
“Corpo Fechado“, lançado em 2000, foi vendido errado. Por reunir Bruce e o mesmo diretor de “O Sexto Sentido” todos pensavam que se trataria de um filme com o mesmo tom de suspense. Em uma das cenas, Elijah (Samuel L. Jackson) pergunta a David (Bruce Willis) por que em vez de escolher proteger as pessoas não se tornou dono de uma cadeia de restaurantes. Em 1991, Bruce se juntou a sua esposa então Demi Moore, e aos amigos Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger para fundar a cadeia de restaurantes “Planet Hollywood”.

7.James Cole – 12 Macacos
Em um mundo futuro devastado por doenças, um condenado é enviado de volta no tempo para coletar informações sobre o vírus produzido pelo homem que destruiu a maior parte da população humana do planeta. “Doze Macacos” é um ótimo filme de Bruce dirigido por Terry Gilliam, que teria dado ao ator uma lista de uma série de tiques a não serem usados durante as filmagens. Bruce queria tanto trabalhar com Gilliam que abriu mão de seu salário usual de astro.

8. Butch Coolidge – Pulp Fiction Tempo de Violência
O boxeador envelhecido que é pago para perder uma luta é um dos personagens marcantes do excelente filme de Quentin Tarantino. “Pulp Fiction Tempo de Violência” . Apesar de alguns desastres comerciais no currículo, o nome do ator ainda era um forte atrativo para as bilheterias. Apesar de fazer o papel por 18 dias de filmagens, o ator queria mesmo era o papel de Vincent Vega vivido por John Travolta.

9. General Joe Colton – G.I Joe Retaliação
Somente Bruce Willis para viver o primeiro Joe no segundo filme da franquia da Hasbro. “G.I.Joe Retaliação“. Apesar de um filme divertido, o resultado nas bilheterias foi pálido e não houve sequência. Assim, Bruce Willis e o elenco não se reunirão para outra aventura apesar do final parecer apontar essa intenção.

10. Frank Moses – RED : Aposentados & Perigosos
O ex agente do governo Frank Moses é um dos últimos ótimos papéis de ação para Bruce antes do ator emendar um trabalho meia boca atrás do outro. Esta foi também a terceira vez que Bruce Willis e Morgan Freeman trabalham juntos depois de “A Fogueira das Vaidades” (1990) e “Xeque Mate” (2006). Apesar da continuação em 2013, o primeiro “RED Aposentados & Perigosos” é bem melhor e o elenco de coadjuvantes um brilho inegável em volta do astro.
