PARABENS ANDY GARCIA – 65 ANOS

Por Adilson Carvalho

Mamma Mia – Lá Vamos Nós de Novo – 2018

Nascido em Cuba, Andrés “Andy” Arturo García Menéndez deixou seu país de origem e mudou-se para os Estados Unidos aos 5 anos com seus pais, um advogado e uma professora de Inglês. Andy está entre os injustiçados pela Academia, que nunca o honrou com um Oscar, tendo sido indicado apenas uma única vez, em 1991 por “O Poderoso Chefão 3“, no qual fez o sobrinho de Michael Corleone (Al Pacino). Um de seus primeiros papíes foi em um dos episódios da série “Hill Street Blues” (1981). Cinco anos depois chamou a atenção como um lorde das drogas em “Morrer Mil Vezes“, contracenando com Jeff Bridges e Rosanna Arquette. Brian dePalma percebeu seu talento e o contratou para o papel de George Stone, no épico do gangsterismo “Os Intocáveis” (1987). A sequência da escadaria na estação de trem, recriando “O Encouraçado Potemkin” foi fabulosa e contava com Kevin Costner e Andy Garcia em um momento crucial da montagem cinematográfica.

Com Kevin Costner em “Os Intocáveis” – 1987

Embora em um papel menor, Andy faz seu personagem fundamental na trama de suspense sobre reencarnação “Voltar a Morrer” (Dead Again), dirigido e protagonizado por Sir Kenneth Branagah. Andy interpreta um repórter que pode guardar a chave de um assassinato ocorrido décadas atrás. Um filme excelente, e que ainda traz de bônus uma participação não creditada do saudoso Robin Williams !!!

“Voltar a Morrer” de 1991

Andy Garcia foi a escolha perfeita para viver uma nova geração da família Corleone no epílogo da saga de Coppola “O Poderoso Chefão 3” (The Godfather 3), em papel inicialmente pensado para Alec Baldwin. Seu parentesco como filho ilegítimo de Sonny Corleone (James Caan), no entanto, não existe no romance original de Mario Puzzo. O filme foi remontado e relançado ano passado por Francis Ford Coppola com o corte pretendido pelo diretor, e que foi adulterado pela Paramount na época de seu lançamento.

Nova Geração de Corleone em “O Poderoso Chefão 3”

O ator viveu o gangster de Las Vegas Terry Benedict na trilogia de Steven Sodenbergh iniciada em 2001 com “Onze Homens & Um Segredo“, seguido de “Doze Homens & Um Segredo” (2004) e encerrado com “Treze Homens & Um Segredo” (2007). Curiosamente, no terceiro filme Andy contracena com Al Pacino, 17 anos depois de “O Poderoso Chefão 3“.

Onze Homens & Um Segredo

O ator sempre foi orgulhoso de suas raízes cubanas, e sempre recusou papéis estereotipados ou com conotação negativa de seu país de origem. Em “Mamma Mia – Má Vamos Nós De Novo” (2018) , o ator vive um momento de extrema beleza ao cantar a clássica “Fernando“, do grupo Abba, em dueto com a atriz e cantora Cher. Foi a própria atriz quem pediu que o papel fosse para Andy Garcia.

Deixe um comentário