Por Adilson Carvalho
Enquanto nos divertimos com Sandra Bullock e Channing Tatum em “Cidade Perdida“, recentemente lançado, vamos relembrar grandes casais aventureiros do cinema.

JUNGLE CRUISE (2021). Frank Wolff( Dwayne Johnson) é o capitão de um barco a vapor que atravessa o rio Amazonas conduzindo a Dra. Lily Houghton (Emily Blunt) em busca de uma flor com o poder de curar todas as moléstias. Embora o casal lembre em alguns momentos Humphrey Bogart e Katherine Hepburn do clássico “Uma Aventura na África” (1951), o elemento sobrenatural da história conduz a trama principal, nesta aventura baseada em uma atração da Disneyland.

TUDO POR UMA ESMERALDA (1984). Jack T. Colton (Michael Douglas) vive do contrabando de pássaros até se juntar à escritora de romances Joan Wilder (Kathleen Turner) em “Tudo por uma Esmeralda” (1984) de Robert Zemeckis, uma das maiores bilheterias da icônica década de 80. Acusado de plagiar Indiana Jones, na verdade o roteiro do filme de Zemeckis foi escrito em 1979, muito antes do herói de Spielberg, pela ex-garçonete Diane Thomas, que morreu de acidente de carro no ano seguinte, aos 39 anos. Douglas e Turner repetiram seus papeis em “A Jóia do Nilo” (1985) e deixaram o público esperando por um terceiro filme, que nunca aconteceu. Hoje, Michael Douglas vive o sucesso da série “The Kominsky Method” na Netflix, onde se reuniu com Kathellen Turner na 3ª temporada da série.

A MÚMIA (1999). Evelyn (Rachel Weisz) é uma egiptóloga que vive para os livros de história até trocar o museu pela aventura ao lado do mercenário Rick O’Connel (Brendan Fraser). Ambos se apaixonaram em meio a profanos ritos que trouxeram de volta Imhotep (Arnold Vosloo), o sacerdote amaldiçoado para toda a eternidade no excelente “A Múmia” (1999), reinvenção de Stephen Sommers para o clássico da Universal dos anos 30. O sucesso trouxe de volta o casal e um filho de 8 anos na sequência “O Retorno da Múmia” (2001), filme este que lançou a carreira cinematográfica de Dwayne Johnson.

PIRATAS DO CARIBE – A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA (2003). Will Turner (Orlando Bloom) é um aprendiz de ferreiro que por conta das circunstâncias se junta ao pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) na procura por ouro Asteca amaldiçoado em “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (2003). O amor floresceu, no entanto, ao lado de Elizabeth Swam (Keira Knightly), a filha do governador. Juntos enfrentaram a fúria dos sete mares; e teve até um filho com ela no terceiro filme “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” (2006). Juntos em 4 filmes da franquia, o casal Turner e Swam enfrentaram maldições seculares para provar que o amor sempre vence.

A LENDA DO TESOURO PERDIDO – 2004. Benjamim Gates (Nicolas Cage) é um historiador e caçador de tesouros vindo de uma longa linhagem. Junto de seu parceiro Riley (Justin Bartha) e da belíssima Abigail Chase (Diane Kruger) roubam a declaração da independência dos Estados Unidos que pode revelar a localização de um tesouro milenar. O casal se separou mas voltaram aos beijos e à caça de tesouros na sequência “A Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos” (2007). Ambos são filmes divertidíssimos e vão girar uma spin off na Disney Plus para breve.

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981). Indiana Jones já teve várias parceiras para suas aventuras, mas Marion Ravenwood é inesquecível, vivida pela excelente Karen Allen. Já se passaram 40 anos desde que Indiana Jones (Harrison Ford) tornou-se sinônimo de aventura ao seu lado viajando do Nepal para Cairo no clássico “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), literalmente entre tapas e beijos à medida que revivem um romance do passado. Duas décadas depois se reencontram e se casaram em “Indiana Jones & O Reino da Caveira de Cristal” (2008). Não há dúvida que Indy & Marion merecem o título de casal mais emblemático do gênero.