Por Adilson Carvalho
Há 456 anos em 25 de abril nasceu William Shakespeare, em Stratford-upon-Avon na Inglaterra. Sagrado como um dos maiores autores de todos os tempos, Shakespeare continua incrivelmente popular e suas obras espelham sentimentos e situações atemporais provando que o bardo tocou na essência humana, e por isso faz jus ao posto de maior dramaturgo da história. Vejamos algumas das adaptações disponíveis no streaming.
A TRAGEDIA DE MACBETH (APPLE TV)
A história de MacBeth já foi levada às telas por Orson Welles (1948), Akira Kurosawa (1957) e Roman Polanksi (1971). A versão de Joel Coen, lançada pela Apple TV em janeiro deste ano, tem impressionante fotografia em preto e branco e a vigorosa interpretação de Denzel Washington no papel do General escosês que se torna rei em meio a um banho de sangue e traições.
SHAKESPEARE APAIXONADO (AMAZON PRIME)
Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro) ganhou o Oscar de melhor atriz por essa agradável sessão da tarde que imagina William Shakespeare (Joseph Finnes) como um jovem astro do teatro londrino sofrendo um bloqueio criativo. Mas as coisas mudam quando conhece Viola de Lesseps, uma jovem que deseja ser atriz, algo considerado revolucionário no final do século 16.
OTHELO – 1995 (AMAZON PRIME)

O heroico general Othello (Lawrence Fishburne), único africano no exército veneziano, se casa com uma mulher nobre, Desdêmona (Irerne Jacob). Porém, o tenente Iago (Kenneth Branagah), ciumento e invejoso, tenta convencê-lo de que está sendo traído pela esposa, o que pode provocar uma tragédia. Excelente adaptação de Oliver Parker para “Othelo, o Mouro de Veneza“. Foi a primeira vez que um ator afro-americano interpretou o papel título no cinema.
HAMLET – 1996 (HBOMAX)

Apesar da excelente adaptação de Sir Laurence Olivier em 1948, e da versão regular da versão de Franco Zefirelli (1990), estrelada por Mel Gibson, Kenneth Branagah (Morte no Nilo, Belfast) ousou fazer sua própria versão de “Hamlet“. A história do príncipe dinamarquês que contempla se vingar do tio que matou o seu pai, casando-se com sua mãe viúva, para usurpar o trono, teve um elenco estelar que incluiu Kate Winslet, Judy Dench, Jack Lemmon, Derek Jacobi, Julie Christie, Walther Mathau, Charlton Heston, Robin Williams, Billy Cristal, Gerard Depardieu, alguns deles em passagens rápidas nas cenas, mas cada um enriquecendo a dramatização, primeira versão integral do texto de Shakespeare com duração de 4 horas, e ambientação transposta para o século XIX. O resultado é um primor.