Contagem Regressiva Pre-Histórica 2 Mundo Perdido Jurassic Park

Por Adilson Carvalho

Depois de filmar “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros” e “A Lista de Schindler” em 1993, Steven Spielberg tirou um período sabático mas retornou ao trabalho para a esperada sequência da obra de Michael Crichton, que escreveu a sequência, já com contrato assinado para sua adaptação.

A bilheteria milionária do primeiro filme levou Crichton a escrever a sequência “The Lost World – Jurassic Park” cujo subtítulo foi acrescentado para evitar confusão com um romance homônimo escrito por Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. A princípio, a direção ficaria com Joe Johnston, mas como este estava ocupado com a demorada pós produção de “Jumanji”, Steven Spielberg optou em direção o segundo filme, prometendo o terceiro para Johnston. O novo filme fez claras referências a clássicos como “King Kong” e “Godzilla”. A nova aventura é centrada no Dr.Malcolm (Goldblum), personagem que morreu no livro original, e que se junta a uma expedição à Ilha Sorna, chamado de Sítio B para as experiências de clonagem com os dinossauros. A história ainda guarda espaço para romance entre o Dr.Malcom (Goldblum) e a Dra Sarah Harding (Julianne Moore) e uma sequência eletrizante de safari com os dinos tecnicamente tão elogiosa quanto John Wayne caçando os animais selvagens em “Hatari” (1962). Apesar de uma breve participação de Richard Attenborough como John Hammond, o filme não traz de volta os personagens do Dr. Allan Grant (Sam Neil) nem da Dra Ellie Satler (Laura Dern).

Apesar de receber críticas medianas, o segundo filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 618 milhões mundialmente. O roteirista David Koepp introduz ação imediata mostrando os dinossauros, cada vez mais realistas, logo no começo do filme. O roteirista atendeu assim aos pedidos do público que reclamara da demora dos dinos aparecerem no primeiro filme. A divertida sequência do Tiranossauro invadindo San Diego rendeu muita ação e gargalhada ao mostrar turistas japoneses fugindo em desespero e dizendo “Por isso saímos do Japão“. “O Mundo Perdido: Jurassic Park ” chegou a ser indicado ao Oscar de Efeitos Especiais, e se por um lado está abaixo do filme de 1993, por outro lado divertiu as plateias o suficiente para manter a dinomania e garantir um terceiro filme algum tempo depois.

Semana que vem CCP volta com “Jurassic Park 3“.

Deixe um comentário