Por Paulo Telles

Quando se trata de lembranças, sempre é muito prazeroso recontar velhas experiências em relação a cultura cinematográfica. Quem entre todos nós, amantes da telona, não se lembra do primeiro filme que assistiu numa sala de cinema com seus pais? e qual foi? Ou uma obra prima que lhe toque mais profundamente seu coração ou o imo de sua alma? E por que ainda não dizer de nossas “listas pessoais”? pois bem! Está previsto para a última quinzena de julho o lançamento do livro Cinememórias, do blogueiro de cinema e escritor português Jota Marques, alcunhado de Rato Cinéfilo e que dá nome ao seu espaço virtual que contém excelentes artigos ligados a Sétima Arte, cujo link é acessível em: http://ratocine.blogspot.com/.

O livro que será editado em Portugal pela Editora Atlântico/Primeiro Capítulo terá um total de 492 páginas e dezenas de fotografias em preto e branco. Sendo um livro de memórias, é precisamente delas que o escritor as dirige: memórias de filmes, memórias de salas de exibição antigas que já inexistentes e também de memórias pessoais do autor, sempre relacionadas com o cinema.
A editora vai disponibilizar a obra simultaneamente em Portugal e no Brasil. O preço de venda ao público será de 20€ em Portugal e de 50 Reais no Brasil. Para garantir seu exemplar, só acessar o site da editora em: https://www.primeirocapitulo.com/comprardiretamente ou para maiores informações, acessar diretamente o blog do Rato Cinéfilo em http://ratocine.blogspot.com/2022/05/cinememorias.html. Sem dívida, um livro que todo bom cinéfilo que se preze não pode deixar de ler e ter em sua biblioteca. Detalhe: Para breve, o autor planeja preparar um segundo volume, reunindo outros críticos e comentaristas sobre cinema.