PLAYLIST – ROCK & CINEMA

Por Adilson Carvalho

Com o mega sucesso de “Elvis” no cinema, não resta dúvida o quanto o público abraça o gênero cinebiografia, principalmente quando o foco é um astro internacional do Rock. Já tivemos “Bohemian Rhapsody” (2018) sobre Freddy Mercury e “Rocketman” (2019) sobre Elton John, ambas badaladíssimas e já se preparam filmes sobre Amy Winehouse, Bee Gees e até mesmo Madonna para breve. No momento, vamos rever alguns títulos curiosos que mostram que cinema e rock tem tudo a ver.

“A Rosa” (The Rose). Em 1979, nove anos depois da morte da cantora Janis Joplin, o roteiro biográfico que se chamava “Pearl” (Nome de seu último álbum gravado) caiu nas mãos da estreante Bette Milder, em seu primeiro protagonismo nas telas. A atriz preferiu fazer mudanças no roteiro pois se sentiu pouco à vontade em interpretar Janis com tão pouco tempo de sua morte. Apesar das mudanças a história guarda muito em comum com a vida auto-destrutiva cantora de rock que brilhou em Woodstock. Bette foi indicada ao Oscar e ao BAFTA por sua atuação, sendo premiada com o Golden Globe. O filme não está disponibilizado em nenhum streaming, lamentável já que a atuação de Midler é pungente e hipnótica além de uma voz incrível.

A Fera do Rock” (Great Balls of Fire). Um dos grandes nomes do rockabilly dos anos 50, Jerry Lee Lewis esboçou pura fúria e ousadia com o hit “Great Balls of Fire” transformando seu piano em uma máquina balançante. Sua uma vida nada convencional causou um tremendo escândalo ao se se casar com sua prima de 13 anos, chegando a merecer o desprezo e a condenação do público. Sua vida virou filme com Dennis Quaid e Winona Ryder (Stranger Things) sob a direção de Jim McBride. Infelizmente, o filme também não estão está disponível no streaming.

The Doors” . Em 1991, Val Kilmer surpreendeu ao aparecer com a voz recriada por computador no recente “Top Gun Maverick“. Sua performance como Jim Morrison em “The Doors” (1990) de Oliver Stone foi espiritual replicando até mesmo os maneirismos do cantor, que morreu de overdose aos 27 anos. O filme mostra sua trajetória de sucesso e seu gosto pelas drogas. Ao longo de sua preparação, Kilmer aprendeu cerca de 50 músicas do The Doors, das quais 15 acabaram entrando no filme. Os membros remanescentes da banda chegaram a confundir a voz de Kilmer com a de Morrison tamanha a semelhança vocal. O filme está disponível no Paramount Plus.

Cazuza – O Tempo Não Para“. Em 2014 Daniel de Oliveira impressionou ao encarnar Cazuza. O filme mostra sua trajetória profissional e pessoal, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids. Disponível no HBOMAX.

Somos Tão Jovens“. Renato Russo e suas composições são um marco da musicalidade do rock nacional. Além de “Eduardo & Mônica” (2021) e “Faroeste Caboclo” ( 2013) terem sido dramatizadas em filmes de grande sucesso, a vida do cantor teve uma biografia realizada em 2013 mostrando o jovem artista, muito bem interpretado por Thiago Mendonça, formando com amigos a banda Aborto Elétrico em Brasília no começo de sua carreira até 1982, quando forma a Legião Urbana com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, iniciando a trajetória que a tornaria umas das maiores bandas do rock brasileiro. Disponível no Amazon Prime.

Deixe um comentário