Por Adilson Carvalho

Em 1987, um grupo de soldados liderados pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado às selvas da América Central para uma missão de resgate mas cada um é caçado implacavelmente por um inimigo invisível vindo do espaço. A premissa foi na época chamada de uma mistura de Rambo e Alien, e se beneficiou do auge da fama de Arnold Schwarzenegger como herói de ação da década, recém saído do bem sucedido “Comando Para Matar” (1985). Ainda no elenco o ex lutador Jesse Ventura e Carl Weathers, o eterno Apollo Creed. As filmagens, do diretor John McTiernan (Duro de Matar), na selva foram difíceis para todos os envolvidos não apenas pelas altas temperaturas durante o dia, convivendo com cobras, sangue-sugas e outros animais, fora o frio das filmagens noturnas em que Schwarzenegger teve o corpo todo coberto de lama para se camuflar. Os dois primeiros dias de filmagens tiveram Jean Claude Van Damme, na época um desconhecido, vestindo a pesada roupa e maquiagem de Predador. Van Damme, não aguentando o rigor das filmagens foi dispensado e substituído por Kevin Peter Hall, de “Um Hóspede do Barulho” (1987)

Três anos depois a FOX resolveu fazer uma sequência, mas Schwarzenegger não estava interessado. Os produtores resolveram situar a caçada no ambiente urbano de uma Los Angeles futurista em que uma nova criatura, ainda vivida por Kevin Peter Hall, antagoniza o policial vivido por Danny Glover, na época extremamente popular pela franquia “Máquina Mortífera“. Na d época, já havia um desejo dos fãs de imaginar o xenomórfo de “Aliens” enfrentando o Predador, cujo nome da raça não é mencionado em nenhum dos dois filmes. Assim, como uma preview do que estava por vir, o segundo filme, dirigido por Stephen Hopkins (A Hora do Pesadelo 5), trouxe uma cena em que o tenente Mike Harrigan (Glover) entra na nave da criatura e encontra um crânio do xenomorfo como um trofeu do caçador. A atriz mexicana Elpidia Carrillo gravou uma pequena participação em que sua personagem, sobrevivente do primeiro filme narraria os acontecimentos do encontro da criatura na selva, mas sua cena foi cortada na montagem final.

Demoraria bastante para que o Predador voltasse para um novo filme solo, mas os quadrinhos absorveram o interesse do público pelo personagem com dois confrontos com Batman, publicados nos anos 90. Claro, que o esperado crossover com Aliens se concretizaria, mas tudo isso fica para a segunda parte desse artigo ainda essa semana aqui no CCP. E não percam a estreia de “Predador: A Caçada” no Star Plus nesta sexta dia 5.