60 ANOS DE HOMEM ARANHA PARTE IV

Por Adilson Carvalho

Ic|ônica cena de “Capitão Amércica Guerra Civil”

Tom Holland é o quarto ator a viver Peter Parker em uma participação essencial em “Capitão América: Guerra Civil” (2016), que introduziu o popular cabeça de teia na continuidade do MCU. O filme acabou servindo como um prólogo para “Homem Aranha Volta ao Lar” (2017), que exploraria a ligação entre Peter Parker (Holland) e Tony Stark (Robert Donwney Jr). Contudo, nas hqs o Homem Aranha não foi pupilo de Tony Stark, e o primeiro encontro de ambos só se deu no título “Marvel Team Up #9” (1973), publicado pela primeira vez no Brasil em março de 1980 na revista “Super Herois Marvel #9”. A história “Tomorrow War” foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Ross Andru, apresentando os heróis em uma parceria acidental, movida pelas circunstâncias, e não a de mestre–aprendiz. Poucas vezes ambos se encontrariam ao longo das décadas seguintes. Esta relação somente foi mudada a partir de uma reformulação que a editora americana começou a fazer a partir de 2004, quando o Homem Aranha passou a fazer oficialmente parte dos Vingadores, tudo orquestrado por Brian Michael Bendis e David Finch. Preparando o terreno para a vindoura guerra civil, Peter se muda para a Torre Stark passando a ser seu protegido.

Michael Keaton, o abutre

No filme dirigido por Jon Watts, várias adaptações se seguiram: Ned, o amigo de Peter no filme, é uma adaptação da figura de Ned Leeds, repórter do Clarim Diário nas hqs originais, surgido em “Amazing Spider Man #18 (Novembro de 1964). Já o vilão Abutre, alcunha de Adrian Toomes (Michael Keaton) , foi criado pela dupla Lee & Ditko como um brilhante engenheiro eletrônico que cria um artefato anti-gravidade que valeria milhões se comercializado. Ao descobrir que vinha sendo roubado por seu sócio nos negócios, Toomes resolve usar sua criação para roubar e, claro, se vingar de seu ex-sócio. A primeira aparição do vilão foi em “Amazing Spider Man #2” (Maio de 1963) junto com outro vilão, o Consertador (Michael Chernus), que também aparece no novo filme. Nos quadrinhos o Abutre sempre foi um dos vilões mais recorrentes do herói, aparecendo poucos meses depois, já em “Amazing Spider #7” (Dezembro de 1963). A galeria de vilões do Aranha sempre foi bastante rica e criativa, tanto quanto a do Batman da concorrente DC Comics. Assim, o novo filme ainda introduz a figura de Mac Gargan, o Escorpião (Michael Mondo) de “Amazing Spiderman #20”, outro inimigo clássico do herói e o Shocker (Logan Marshall-Green), saído das páginas de “Amazing Spiderman #46”, quando o herói já era desenhado por John Romita.

Mysterio e Peter

Depois do destaque em “Vingadores : Guerra Infinita” (2018), Holland voltou ao personagem em seu segundo filme solo “Homem Aranha: Longe do Lar” (2019), enfrentando o vilão Mysterio , interpretado por Jake Gyllenhall, ator que já havia sido considerado no passado para viver o herói aracnídeo. O personagem surgiu pela primeira vez em “Amazing Spider Man #13” (Junho de 1964), e sempre deu bastante trabalho para o Homem Aranha por sua habilidade de criar ilusões convincentes graças a seu passado como ex dublê e especialista em efeitos especiais. Antes de assumir o nome de Mysterio, Quentin Beck foi um dos homens do vilão Consertador em “Amazing Spider Man #2” (Junho de 1963). As criaturas elementais emulam poderes de outros adversários dos quadrinhos originais como o Homem-Hídrico, Homem Areia e Magma (Molten Man), fazendo de suas incursões pura diversão. O filme está cheio de caras conhecidas como Samuel L.Jackson (Nick Fury), Cobbie Smulders (Maria Hill) e Jon Favreau (Happy Hogan) conectando 22 filmes anteriores do MCU. Nos quadrinhos Peter Parker já teve histórias passadas em outros países como Londres em “Amazing Spider Man # 95”, Terra Selvagem em “Amazing Spider Man #104” entre outras, sempre lidando com situações limites ao tentar fazer bom uso de seus poderes, mesmo com todas as atribulações, e   sempre despertando identificação em vários leitores. Com o relançamento de “Homem Aranha Sem Volta Para Casa” (2021) em breve nas telas, teremos um novo encontro aqui no site para comemorar os 60 anos desse espeatcular personagem.

Deixe um comentário