Por Adilson Carvalho

Engraçada, bonita, dona de olhos hipnotizantes e um sorriso cativante, Cameron Diaz não atua desde 2014, quando se aposentou depois de atuar em “Annie“. Apaixonada por surf, escritora, ex-modelo e atriz, a beldade completa hoje 50 anos. A segunda filha do casal Emilio e Billie Diaz, Cameron nasceu no dia 30 de agosto de 1972, na cidade de San Diego, estado da Califórnia. Começou sua carreira como modelo aos 16 anos de idade, integrando a agência Elite. Mas foi o cinema quem lhe projetou internacionalmente. Felizmente, para todos nós que somos seus fãs, Cameron Diaz anunciou recentemente que vai deixar sua aposentadoria precoce e voltará a atuar ao lado de Jamie Foxx em um projeto na Netflix. Por hora vamos relembrar os trabalhos da bela loira e onde podemos assistí-los no streaming.

Aos 22 anos, Cameron Diaz fez sua estreia nas telas como Tina Carlyle, objeto de desejos uivantes de Jim Carrey em “O Máscara” (1994). Na época, ela foi escolhida para o papel na saída de uma agência de modelos, embora a New Line Cinema preferisse nomes como Winona Ryder, Jennifer Connely, Cristina Appleagte ou a quase contratada Anna Nicole Smith. Foi o diretor Chuck Russell quem insistiu em sua contratação depois de 12 testes de cena, e sendo contratada 7 dias antes do início das filmagens. (Disponível na Netflix e na HBOMAX)

Cameron preferiu passar 3 anos em filmes menores como forma de aprender mais sobre atuação. Em 1997, foi Julia Roberts quem pediu que ela fosse escalada para o papel de Kimmy em “O Casamento do Meu Melhor Amigo“, aos 25 anos. A bela e doce Kimmy arrasou cantando “I don’t know what to do with myself” , de Dionne Warwick, na cena do Karaoke bar. O papel de Kimmy havia diso planejado para Drew Barrymoore, com quem Cameron faria “As Panteras“, treês anos depois. (Disponível na Netflix)

Em 1998, Cameron voltou ao papel da beldade cobiçada em “Quem Vai Ficar Com Mary?” dos Irmaõs Farrelly. O humor escatológico e politicamente incorreto foi um sucesso em sua carreira dividindo a atenção entre Ben Stiller e Matt Dillon, que era seu namorado na época. A cena do “gel” de cabelo causou muito burburinho na ocasião. (Disponível no Star Plus)

Aos 28 anos, Cameron Diaz trocou a comédia pela ação se juntando com Drew Barrymoore e Lucy Liu na adaptação da clássica série “As Panteras” (Charlie’s Angels). Sua personagem Natalie chegou a repetir a mesma fala que a icônica Farrah Fawcet como uma pantera acorrentada. (Disponível na Netflix)

A maturidade balzaquiana da atriz ficou registrada no papel da prostituta Jenny Everdeane em “Gangs de Nova York” (2002) trabalhando sob a batuta de Martin Scorcese. As filmagens longas, levaram seis meses, incomodaram a atriz mas isso não a impediu de mostrar-se à altura de um papel dramático contracenando com Leonardo DiCaprio e Daniel Day Lewis. (Disponível no StarPlus)

De volta às comédias românticas, Cameron brilhou como Amanda, uma jovem bem sucedida profissionalmente mas com dificuldade de expressar seus sentimentos em “O Amor Não Tira Férias” (2006). Contracenando com Kate Winslet, Jack Black e Jude Law, Cameron esbanjou carisma em cena e o filme foi oputro sucesso de bilheteria (Disponível na Netflix)