Por Adilson Carvalho

Chega à Oldflix “Desta Vez te Agarro” (Smokey & The Bandit II), sequência do sucesso de 1977 “Agarra me Se Puderes“. Se o público de hoje adora a franquia “Velozes & Furiosos”, podemos dizer que o filme estrelado por Burt Reynolds (1936-2018) e Sally Fields foi uma espécie de precursor do estilo carros em perseguição de alta velocidade. Na época o filme, dirigido pelo ex-dublê Hal Needham (1931-2013), continha a maior corrida de carros feita até então, envolvendo uma equipe de 60 dublês dirigindo cerca de 100 carros e dezoito caminhões. O número de carros destruídos durante as filmagens foi superado por “Mais Velozes & Furiosos” (2003) que chegou a 130 veículos. Para as cenas com o modelo Pontiac Trans Am, a equipe de produção instalou tanques de óxido nitroso para turbinar a velocidade do carro nas cenas de perseguição.

Comédia de ação do mesmo diretor e repetindo o mesmo elenco. Na históroa, em campanha para governador do Texas, Big Enos (Pat McCormick) descobre a existência de uma caixa, talvez ilegal, que está no porto de Miami para ser entregue a seu rival, o atual governador (John Anderson). Desconfiado da mercadoria, Big Enos e seu filho Little Enos (Paul Williams) valem-se de Cledus Snow (Jerry Reed) para persuadir Bandido (Burt Reynolds), amigo deste, a apodera-se do caixote e transportá-lo para a convenção do Partido Republicano em Dallas. Vivendo embriagado desde que rompeu seu romance com Carrie (Sally Fields). Para ajudar. Cledus consegue a ajuda de Carrie, que abandona pela segunda vez no altar o filho do xerife Bulford T. Justice (Jackie Gleason) para ajudar Bandido. Os três rumam a Miami, perseguidos pelo xerife e carregando a caixa, que contem um elefante.

Foi o último dos 4 filmes que Burt Reynolds e Sally Fields, que namoravam na vida real, fizeram juntos. Na ocasião de “Desta Vez Te Agarro“, ambos estavam se separando e por sugestão de Burt Reynolds, a cena em que Carrie (Fields) fala do rompimento de seu relacionamento com Bandit foi escrita especialmente para Sally, assim ela poderia lidar melhor com seus sentimentos com relação a ele próprio. Já o nome original do filme, imcompreensível para o público brasileiro não se referia ao casal Bandido (Reynolds) e Carrie (Fields). Se Bandido era Burt Reynolds, Smokey se refere ao xerife Buford T. Justice, personagem do ator Jackie Gleason (1916-1987). Este sofria de diabetes e enfisema pulmonar, além de problemas cardíacos que reduziram o número de papeis que o ator interpretaria até sua morte alguns anos depois. Para filmar “Desta Vez Te Agarro“, o ator filmou brevemente suas cenas antes de todos pois estava fraco demais para aguentar o ritmo das filmagens. Ainda houve em 1983, uma segunda sequência “Agora você não me escapa” (Smokey & The Bandit 3), de 1983, dirigido por Dick Lowry, sem Sally Fields (que sempre se referiu a “Desta Vez Te Agarro” como seu pior filme), mas com uma breve aparição de Burt Reynolds. (Assista a “Desta Vez te Agarro” na Oldflix, disponível na plataforma a partir de 2 de setembro).