CCP NA OLDFLIX CORTINA RASGADA

Por Adilson Carvalho

Mesmo o filme menor de Alfred Hitchcock consegue ser um deleite para os olhos. Realizado em 1966, “Cortina Rasgada” (Torn Curtain) seu 54º filme, chega à Oldflix nesta terça. O roteiro original escrito pelo escritor norte-irlandês Brian Moore, está datado por seu contexto mergulhado em plena guerra fria, na qual um cientista aparentemente deserta para trás da cortina de ferro. O filme foi um dos mais desagradáveis para o icônico diretor, que teve vários desentendimentos com o astro Paul Newman. Alfred Hitchcock revelou depois que a escolha dos atores principais foi um erro – uma imposição dos estúdios Universal.

Durante um congresso em Copenhague, Michael Armstrong (Paul Newman), um brilhante físico americano abandona Sarah (Julie Andrews) , sua noiva e colega de trabalho, e deserta para Berlim Oriental em plena Guerra Fria. Desconfiada das suas verdadeiras motivações, Sarah decide seguí-lo em segredo. O Dr. Armstrong planeja, sem nenhuma interferência do governo americano, obter a solução matemática de um projeto de arma antimíssil, em que trabalhara por seis anos mas que fora cancelado. O professor Gustav Lindt (Ludwig Donath) da Universidade de Leipzig, na Alemanha Oriental, é o único que tem esse conhecimento. Ao contactar membros da organização de fuga de espiões, conhecida como Pi, acaba descoberto por Gromek (Wolfgang Kieling), seu acompanhante da polícia alemã, e o mata, iniciando uma desesperada fuga de volta ao Ocidente

Famoso por suas rápidas aparições em seus filmes, Hitchcock aparece logo nos oito minutos iniciais de “Cortina Rasgada”, segurando um bebê no hall do hotel em que os protagonistas se hospedam. A sequencia mais impressionante do filme é a da luta entre Gromek e Armstrong, na casa de uma fazenda onde o americano tinha ido procurar seu contato, resultando em uma morte brutal. Foi o primeiro filme do mestre sem ter a marca registrada de Bernard Herrmann, que se desentendeu com Hitchcock terminando uma longa parceria. Também foi o primeiro sem o diretor de fotografia Robert Burks e o montador George Tomasi, dois outros veteranos colaboradores do mestre em muitos filmes. Apesar da narrativa pouco inspirada, permanece sendo um filme do mestre do suspense, e agora uma boa oportunidade para ser revista. (Disponível a partir de 6 de setembro na Oldflix)

Deixe um comentário