DE VOLTA AOS ANOS 80

Por Adilson Carvalho

No streaming Cobra Kai chega à 5ª temporada, e a Sony já anunciou “Karate Kid 5” para breve, nas telas do cinema Tom Cruise está rindo à toa com o sucesso de “Top Gun Maverick” e Eddie Murphy está se preparando para voltar ao papel de Axel Foley no vindouro “Um Tira da Pesada 4“, anunciado para 2023 na Netflix. Os anos 80 ainda tem muitos outros filmes marcantes que mereciam ser revistados em sequências. Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy estão de volta em “Abracadabra 2” em breve. Os fãs sonham em reencontrar personagens como Ferris Bueler, Marion Cobretti, Charles Brewster, imaginam como seriam retratados mais velhos, como se fossem velhos amigos que poderíamos rever, além de apresentá-los a uma nova geração. Que tal embarcarmos em nossa imaginação e sugerir quais filmes e como poderia ser esse resgate:

1) Os Goonies (1985). Para começar, esse é um projeto que vem sendo falado há alguns anos, mas não sai do papel. A antiga turma se reuniria mas dividiria o foco com seus filhos quem estariam procurando um novo tesouro, talvez até mesmo enfrentando algum descendente da família Fratelli ou de Willie, o Caolho. Os atores originais já disseram que adorariam esse retorno, e o público teria o prazer de ver Sean Astin/Mikey (com 51 anos), Josh Brolin/Brand (54 anos), Ke Huy Quan/Data (51 anos), Jeff Cohen/Gordo (48 anos), Corey Feldman/Bocão (51 anos), Kerrie Green/Andy (55 anos) e Martha Plimpton/Stef (52 anos). Perdemos, no entanto, o diretor Richard Donner (1930-2021), John Matuszak, o adorável Slot ( 1950-1989), Mary Ellen Trainor, a Sra Walsh (1952-2015) e Anne Ramsey, a Mama Fratelli (1929-1988). Ainda assim Chris Columbus, que escreveu o roteiro do filme de 1985, poderia assumir a cadeira de diretor. Experiência para isso ele tem, tendo dirigido os dois primeiros filmes da saga de Harry Potter (2001 e 2002), além de “Esqueceram de Mim 1 e 2” (1990 e 1991) e “Uma Babá Quase Perfeita (1993) poderia ser delicioso ver uma nova aventura de caça ao tesouro embalado pela voz de Cindy Lauper cantando “The Goonies ‘re Good Enough” com direito a ioioioioioioiiioioiô ….

2) Cobra (1986). Se o crime é uma doença, sabemos que Marion Cobretti é a cura. Foi com essa frase de efeito que o cartaz de “Stallone Cobra” chegou aos cinemas em 1986. Apesar de ter sido indicado a 6 Framboesas de Ouro, e de ter amargado muitas críticas negativas, o policial durão com nome de mulher (uma homenagem ao nome verdadeiro de John Wayne) caiu no gosto do público e somou US$ 49 milhões de bilheteria doméstica para um orçamento de US$ 25 milhões. Não faltam vilões para Cobra dar conta hoje em dia mesmo com os 76 anos do ator. O curioso é que “Cobra” foi feito depois que Stallone recusou o papel de Axel Foley em “Um Tira da Pesada“, tendo suas ideias rejeitadas pelo estúdio e aproveitadas para “Cobra“.

3) A Hora do Espanto (1985). Haviam planos para um terceiro filme, mas a morte de Roddy McDowell (1928-1988) atrapalhou. Ainda assim seria interessante rever Charles Brewster (William Ragsdale), hoje com 61 anos, descobrindo que Jerry Dandridge (Chris Sarandon) ressuscitou. O efeito de CGI usado em “O Irlandês” poderia rejuvenecer Chris Sarandon e ainda poderíamos ter de volta a belíssima Regine Dandrige (Julie Carmen), respectivamente com 80 anos e 66 anos. Esqueça a fraca refilmagem de 2011. Imagine ouvir de novo o vampiro sem noção Ed Evil (Stephen Geoffreys) dizendo com ar de deboche “You’re so cool Brewster!”.

4) Os Aventureiros do Bairro Proibido. (1985). Kurt Russell tem hoje 71 anos mas um Jack Burton envelhecido poderia ser o mentor de uma nova geração de aventureiros que enfrentassem um Lo Pan (James Hong) renascido, ou um descendente. Se imaginarmos que Jack (Russell) viesse a ter um filho com Gracie (Kim Cattrall), hoje aos 66 anos, este poderia ser o protagonista. Apesar de circular rumores de um reboot que já teve o nome de Dwayne Johnson envolvido, nada até agora saiu do papel.

5. Curtindo a Vida Adoidado. (1986). Esse é um dos filmes mais amados dos anos 80, e uma sequência com o trio Ferris Bueler-Sloane Peterson- Cameron Frye hoje em dia seria um sonho de muitos. Mathew Broderick está com 60 anos, Mia Sara com 55 e Alan Ruck com 66 e se trocarmos os dramas da adolescência pelas atribulações da vida adulta, poderíamos ter o trio tirando um dia de folga para curtir longe do trabalho e dos problemas familiares. Todos temos frustrações e problemas com a vida adulta e da sempre vontade de largar tudo para sair cantando “Twist and Shout” e com uma bandeira dizendo “Save Ferris”.

Deixe um comentário