Por Adilson Carvalho
Marilyn Monroe é um dos maiores mitos da história do cinema. Sua imagem tornou-se parte da cultura pop, sendo imitada, representada infinitas vezes. O sucesso de Ana de Armas no papel no recém lançado “Blonde” é a oportunidade ideal para revermos outras atrizes que a viveram nas telas. Abaixo a lista :
Catherine Hicks em “Marilyn The Untold Story“ (1980)

A história de como Norma Jean, uma órfã em Hollywood, tornou-se Marilyn Monroe, a estrela de cinema e celebridade chegou em um telefilme lançado em 28 de setembro de 1980, adaptado do romance de Norman Mailer e com a atriz Catherine Hicks (Jornada Nas Estrelas IV – A Volta Para Casa), que foi indicada ao Emmy de melhor atriz em minissérie ou telefilme.
Madonna em “Material Girl“ (1985)

Madonna nunca escondeu sua admiração por Marilyn Monroe e reproduziu o número icônico de Marilyn cantando Diamonds Are a Girl’s Best Friend, do filme musical de 1953 “Os Homens Preferem as Loiras“, perfeitamente personificado pelo videoclipe de Madonna de 1984 para a clássica “Material Girl“. Madonna aparece inclusive vestida com o mesmo vestido rosa e luvas de Marilyn, realizando uma dança com coreografia extremamente semelhante à do filme dirigido por Howard Hawks.
Michelle Williams em “Sete Dias com Marilyn” (2011)

A excelente Michelle Williams foi indicada ao Oscar de melhor atriz por seu papel como Marilyn Monroe em “Sete Dias Com Marilyn” (My Week With Marilyn) de Simon Curtis. O filme mostra a estadia de Marilyn (Williams) em Londres para gravar o filme “O Príncipe Encantado” com Sir Lawrence Olivier (Kenneth Branagah). Curtis imagina a estrela se envolvendo romanticamente com um jovem assistente de direção (Eddie Redmayne), o que nunca aconteceu na vida de Marilyn.
Ashley Judd & Mira Sorvino em “A Verdadeira História de Marilyn Monroe” (1993)

Não apenas uma, mas duas ótimas atrizes viveram Marilyn no mesmo filme, o telefilme “A Verdadeira História de Marilyn Monroe” (Norma Jean & Marilyn) de 1996. A narrativa faz a transição da aspirante a atriz Norma Jean Dougherty (Ashley Judd) nos anos 40 para a grande estrela Marilyn Monroe (Mira Sorvino) , que estrelaria grandes clássicos como “O Pecado Mora ao Lado” (1955), “O Inventor da Mocidade” (1952), “Adorável Pecadora” (1960) entre outros.
Susan Grifiths em “Vários Filmes”

Sósia profissional de Marilyn Monroe, Susan Griffiths representou a estrelas em diversas produções para o cinema e TV como no telefilme ‘Marilyn & Me‘ (1991) e ‘Pulp Fiction’ (1994), no cinema, e as séries ‘Contratempos‘ (‘Quantum Leap) de 1993) ‘Dark Skies‘ de 1997 e ‘Timecop‘ de 1997. Segundo o tabloide americano “Daily Mail”, Susan já ganhou mais de US$ 4 milhões com as inúmeras aparições, mesmo sem ter se tornado uma estrela de primeira grandeza nas telas.