Por Adilson Carvalho
Atriz, cantora e designer de moda, Lindsay Lee Lohan foi uma das jovens atrizes mais talentosas de sua geração, protagonizando vários sucessos entre final dos anos 90 e os anos 2000. Nascida em 2 de julho de 1986, a atriz demonstrou naturalidade e talento fosse para comédia ou papeis mais dramáticos, mas acabou caindo na armadilha que fez de Lindsay uma celebridade envolvida em várias confusões, com a imagem cada vez mais associada a drogas, bebedeira e escândalos, gradativamente longe dos bons papeis. Depois de um longo hiato, Lindsay assinou contrato com a Netflix para vários filmes começando com Uma Quedinha de Natal (Falling for Christmas). Boa oportunidade para relembrar os melhores filme da estrela.
OPERAÇÃO CUPIDO (The Parent Trap)

Estreia da atriz aos 10 anos, o papel das gêmeas Hallie e Anne em Operação Cupido (1998), da Disney, é uma refilmagem de O Grande Amor de Nossas Vidas no qual as personagens foram vividas por Hayley Mills. Tanto o filme original, de 1961, como este remake foram roteirizados por David Swift (1919-2001). Lidnsay faltou à escola para fazer o teste para o papel disputado também por Mara Wilson (Uma Babá Quase Perfeito) e Scarlet Johanson (Viuva Negra). Na cena do aeroporto, Dina Lohan, a mãe da atriz faz uma aparição junto dos irmãos da atriz, Michael, Dakota e Aliana. Nas cenas passadas no a campamento, o menino perdido é Michael Lohan, irmão da pequena estrela.
SEXTA FEIRA MUITO LOUCA (Freaky Friday)

Outro remake Disney na carreira da atriz, e que se tornou um de seus melhores momentos em cena foi Sexta Feira Muito Louca (Freaky Friday) de 2003, refilmagem de Se Eu Fosse Minha Mãe (1976) no qual Jodie Foster interpretou o papel da adolescente que troca de corpo com sua mãe (Barbara Harris). Contracenando com Jamie Lee Curtis, Lindsay dá um show vivendo o papel que quase ficou com Kelly Osbourne e Hillary Duff. Esta veio a desenvolver uma rivalidade com Lindsay, que durou vários anos. Novamente, a família da atriz aparece em cena, no caso sua mãe está dançando perto na cena do baile final. A jovem atriz ganhou o prêmio de revelação MTV e ainda marcou presença com sua voz cantando Ultimate, uma das canções da trilha sonora.
MENINAS MALVADAS (Mean Girls)

Aos 18 anos, Lindsay marcou sua geração no papel de Cady Heron em Meninas Malvadas (Mean Girls) de 2004, escrito por Tina Fey, que também participou da produção como uma das professoras da escola na qual a novata Cady ingressa e antagoniza o grupo formado por Rachel McAdams, Lacey Charbet e Amanda Seyfried, esta em sua estreia nas telas. O filme, dirigido por Mark Waters (Sexta Feira Muito Louca), trata de temas como bullying, sexualidade na adolescência e o preço da popularidade, tendo sido um sucesso de bilheteria para a Paramount. Curiosamente, Lindsay e Rachel, que tinham 8 anos de diferença, interpretam papeis opostos aos que lhe foram oferecidos inicialmente. Lindsay foi agraciada com o Teens Choice Award.
HERBIE – MEU FUSCA TURBINADO (Herbie – Full Loaded)

Voltando à Disney no ano seguinte ao sucesso de Meninas Malvadas, Lindsay protagonizou mais uma sequência do clássico fusca Herbie com direção de Angela Robinson, e contracenando com Michael Ketaon (Batman). Herbie – Meu Fusca Turbinado (2005) foi o último sucesso de Lindsay como protagonista, e também o último para os estudios Disney, onde iniciou sua carreira. O filme trouxe a participação especial de vários pilotos de Nascar, uma das maiores competições de stock cars. A atriz ficou muito aborrecida quando sua canção First, inicialmente planejada para ser executada na sequência da corrida, ficou relegada aos créditos finais.

Sorte no Amor (Just My Luck)
O filme de 2006 foi o começo do fim da meteórica ascenção da atriz de sucessos seguidos. Lindsay atrasava muito as filmagens e faltava sem avisar devido a problemas com drogas, sofrendo um overdose nos bastidores que graças a Deus não foi fatal, mas que causou vários aborrecimentos para o estúdio e a alcunha de estrela problemática que a perseguiria a partir daí, atraindo cada vez mais a atenção de papparazis, interessados em explorar seus problemas pessoais. No filme Lindsay é uma jovem bem sucedida que se envolve romanticamente com o azarado Chris Pine, resultando numa acidental e incontrolável troca de sorte. Ironicamente, isso acabou espelhado na vida real já que a carreira de Lindsay ruiu enquanto Chris Pine tornou-se muito bem sucedido, vindo a ganhar papeis de destaque em franquias como Star Trek (Capitão Kirk) e Mulher Maravilha (Steve Trevor).