#14. A LENDA DO TESOURO PERDIDO (DISNEY PLUS)

Filmes de aventura sempre tiveram seu público cativo e caças ao tesouro já renderam diversas histórias empolgantes na literatura e no cinema. Em 2004, o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Jon Turteltaub se juntaram para criar o personagem Benjamin Gates (Nicolas Cage), historiador e criptologista vindo de uma linhagem de caçadores de tesouro desacreditados pela comunidade científica. O filme era A Lenda do Tesouro Perdido. Junto do amigo Riley Poole (Justin Bartha), gênio dos computadores, Ben procura um tesouro perdido de metais preciosos, jóias, obras de arte e outros artefatos que foram acumulados em um enorme estoque e eventualmente ocultados pelos maçons americanos durante a Guerra Revolucionária Americana. Esse tesouro lendário também é cobiçado por Ian Howe (Sean Bean), ex sócio de Ben que planeja roubar a declaração de independência dos Estados Unidos, que guarda uma pista secreta que leva ao tal tesouro. À caça se junta, contra a vontade, a Dra Abigail Chase (Diane Kruger), arquivista que não acredita na existência do tesouro e só quer reaver a declaração de independência.

O filme sugere que há algo escrito no verso da declaração de independência, mas o que se encontra realmente é a escrita “Declaração original de independência datada de 4 de julho de 1776“, e que ninguém sabe quem escreveu. Os primeiros nomes da família Gates derivam de personagens históricos, no caso Benjamin Franklin, Patrick Henry e John Addams. A personagem de Diane Kruger tem seu nome como a combinação de Abigail Adams (esposa de John Adams) e Samuel Chase (ex juiz da Suprema Corte Americana). O agente federal interpretado por Harvey Keitel e a presença de Jon Voight e Christopher Plummer respectivamente como pai e avô de Ben (Cage) completam o elenco com nomes de peso. A divertida correria atrás de pistas confere ao filme um ritmo envolvente e crescente à medida que humor e ação dividem a tela e, em alguns momentos, parece criar um Indiana Jones genérico, mas funcional. Em 2007 veio a sequência A Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos reunindo o elenco original e acrescentando a excelente Helen Mirren como a mãe de Ben Gates (Cage), Bruce Greenwood como o presidente dos Estados Unidos e Ed Harris como o vilão Mitch Wilkinson, que traz um documento que poderia implicar que um antepassado de Ben Gates (Cage) estaria envolvido na conspiração que levou ao assassinato de Abraham Lincon.

A área da biblioteca do congresso em que o livro dos segredos é encontrado não existe realmente. O porão com as passagens secretas em Mount Vernon; o palácio localizado nas proximidades de Alexandria, na Virginia, que foi a sede da plantação de George Washington, primeiro Presidente dos Estados Unidos, também não existe. Apesar de fantasiar os fatos, o filme se tornou um sucesso, a terceira maior abertura de Natal no ano de seu lançamento. No final, o filme alcançou a marca de US$100 milhões em oito dias, a metade do tempo levou o primeiro filme. Um terceiro filme foi desde então muito aguardado mas não acontecendo devido aos problemas pessoais do astro Nicolas Cage. Depois de 15 anos, fala-se novamente em uma nova aventura estrelada por Ben Gates, além da série do Disney Plus. Boa oportunidade para rever os filmes originais da franquia.