por Sérgio Cortêz
Laal, O Contador de Historias (2022)

Direção: Advait Chandan
Elenco Principal: Aamir Khan, Kareena Kapoor , Naga Chaitanya, Manav Vij e Mona Singh.
Uma síntese da historia recente da Índia ao longo da vida de Laal Singh Chaddha (Khan), sujeito de QI abaixo da média, porém com hiperfoco naquilo que almeja ou se dedica. Em meio a diferentes acontecimentos, Laal ganha amigos leais como “Bala” Bodi (Chaitanya) e Mohammad Paaji (Vij), faz fortuna na indústria têxtil e tenta conquistar o amor da jovem Rupa (Kapoor), sua amiga desde a infância.

A despeito da crítica tradicional (inclusive na própria Índia) que, além de considerar o filme lento, não se cansa de compará-lo ao original (o cultuado “Forrest Gump”, lançado em 1994), “Laal, O Contador de Historias” mostra-se uma produção primorosa, engrandecida por belas atuações, pela fotografia de tirar o fôlego e por locações que apresentam ao expectador toda a pluralidade da Índia moderna e que abraçam muito bem o roteiro adaptado por Atul Kulkarni – finalizado após dez anos de trabalho. E não é para menos: além do ator Aamir Khan (que chegou a perder vinte quilos durante as filmagens para dar mais autenticidade à personagem Laal Singh Chaddha no seu período jovem), respondem pela produção e distribuição do filme a Viacom 18 e a Paramount Pictures. É fato que se trata de um filme longo, com alguns maneirismos e costumes indianos que podem parecer estranhos aos brasileiros (sair de casa para comer golpappas não é algo comum em terras tupiniquins). As músicas (muito presentes em produções made in “Bollywood”) causam certa perda de ritmo à película, porém não chegam a comprometer suas qualidades, que superam com larga vantagem os seus defeitos. Vale a conferida – mas sem correria.
Poltrona 3 é uma criação coletiva dos colunistas Adilson Carvalho, Paulo Telles e Sérgio Cortêz. Confira abaixo os conceitos por Emoji atribuídos aos filmes.

*
Visite o Beco da Poesia e conheça o trabalho literário de Sérgio Cortêz.
Acesse: https://bit.ly/2Zyd1cp
