por Sérgio Cortêz
“Era Uma Vez Em Hollywood” (2019)

Direção: Quentin Tarantino
Elenco Principal: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Austin Butler, Margaret Qualley, Al Pacino e Kurt Russel.
“Era uma Vez Em Hollywood” se passa na Los Angeles do longínquo ano de 1969. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV que, assessorado por seu dublê e melhor amigo Cliff Booth (Brad Pitt), almeja alavancar sua carreira em Hollywood. Para tanto, ele mantém contacto com pessoas influentes na indústria cinematográfica e casualmente se torna vizinho do diretor Roman Polanski e da atriz Sharon Tate (Margot Robbie). No entanto, as coisas tomam um rumo inesperado quando um grupo de psicopatas ripongas circula pela vizinhança com a intenção de levar adiante um plano macabro.

Os filmes assinados por Quentin Tarantino em geral se destacam por roteiros que flutuam entre o consistente e o caricato, acrescidos por generosas doses de violência. Não obstante, em “Era Uma Vez Em Hollywood”, o diretor-roteirista deixa de lado sua conhecida pegada tradicional para flertar com a vida real, a ponto de fazer o espectador pensar: “Bem que poderia ter acontecido assim…”.
Por sua vez, Leonardo DiCaprio não economiza talento ao construir um Rick Dalton transtornado diante do conflito de não ser o ator que gostaria de ser, ainda que tenha obtido um relativo sucesso nos primeiros anos de sua carreira. Já Brad Pitt brilha no papel do dublê Cliff Booth, fazendo valer cada grama do Oscar que ganhou como Melhor Ator Coadjuvante na edição de 2020. Outro ponto forte da película é a reconstituição de época, uma das melhores já realizadas, capaz de levar o espectador de volta ao final da década de 1960.
Sim, a história por vezes se arrasta um pouco, quase existindo “um filme dentro do filme”; sim, há cenas de violência – não se pode esquecer que se trata “de um Tarantino”; e, sim, pessoas da época são retratadas no filme (como Roman Polanski, Bruce Lee, Steve McQueen, os psicopatas da seita criada por Charles Manson e, marcadamente, a atriz Sharon Tate). Indubitavelmente, no cálculo da soma de todas as partes, “Era Uma Vez Em Hollywood” projeta-se entre os melhores trabalhos já realizados pelo diretor Quentin Tarantino.
Poltrona 3 é uma criação coletiva dos colunistas Adilson Carvalho, Paulo Telles e Sérgio Cortêz. Confira abaixo os conceitos por Emoji atribuídos aos filmes.
