PLAYLIST 2023.4 MADONNA NOS CLIPS & NO CINEMA

Por Adilson Carvalho

A cantora Madonna anunciou, na semana passada, uma turnê em celebração aos 40 anos de carreira. “The Celebration Tour” se iniciará no dia 15 de julho, em Vancouver, no Canadá. Madonna se apresentará em outras 22 cidades na América do Norte e em 11 na Europa, e ainda nenhuma menção ao Brasil. Vamos lembrar de 11 sucessos de Madonna e as curiosidades d0s clips.

#1. Like a Prayer (Album homônimo) – 1989. Em seu quarto álbum de estúdio, a cantora irritou até o vaticano com esta música dançante, gravada em meio a um período turbulento de sua vida após seu divórcio do ator Sean Penn e seu aniversário de 30 anos, idade com a qual sua mãe morreu. A canção, que flerta com a dance music e o gospel e nas próprias palavras de Madonna, as canções “entrelaçam sua busca pela fé com sua busca por sua mãe”. O uso de um coral fornece vocais de fundo que aumentam a natureza espiritual da música, e uma guitarra rock mantém a música em tons sombrios à medida que questiona Deus pois como diz o verso de abertura “a vida é um mistério” e a cantora busca a presença divina em sua existência. O ator Leon Robinson foi contratado para interpretar um santo inspirado na figura de Martin de Porres Velasquez (1579-1639), patrono dos povos inter raciais.

#2. La Isla Bonita (Álbum True Blue) 1986. primeira gravação da cantora com influências de música latina, contendo arranjos de instrumentos caribenhos (violão, maracas e harmônica) e partes da letra em língua espanhola. Uma versão instrumental dela já havia sido recusado por Michael Jackson, mas coube a Madonna escrever a letra. Disse na época “Eu amo música espanhola. Eu amo esse grupo Gipsy Kings. Eles são tão bons. E eu amo cantar espanhol. Sou muito influenciado pela música espanhola. Quando morei em Nova Iorque por tantos anos, ouvia constantemente salsa e merengue. Quero dizer, essas coisas tocavam constantemente o rádio de todos na rua”. Muitos na época tentavam descobrir onde seria a citada ilha de São Pedro, mas a cantora esclareceu que o nome foi escolhido para representar a diversidade e a importâncias dos povos latino americanos como um todo, e não como uma referência geográfica específica. O percussionista brasileiro Paulinho da Costa aparece no princípio tocando bongô.

#3. Sooner or Later (Álbum: I’m Breathless) 1990. Gravada para a trilha sonora do filme Dick Tracy (1990) no quak Madonna interpretou a cantora de boate Breathless Mahoney, a canção evoca o estilo de divas como Rita Hayworth, trazendo à memória o ambiente dos bares de jazz dos anos 30. Em 25 de março de 1991, o filme ganhou o Oscar de melhor canção original com direito a Madonna cantando no palco transformada em uma versão de Marilyn Monroe.

#4. Don’t Cry For Me Argentina (trilha sonora de Evita) – 1997. A canção mais conhecida da peça musical de 1978 intitulada Evita, com música de Andrew Lloyd Webber e letras de Tim Rice. Cantada pela personagem principal, Eva Perón, foi originalmente intitulada como “It’s Only Your Love Returning“, antes de Rice ter colocado o título atual. Antes de Madonna, a canção já havia sido gravada por Olivia Newton John, Shirley Bassey, a brasileira Claudia (1982), Sinead O’Connor, Sarah Brightman entre outros antes de Madonna gravá-la para o filme Evita (1996) dividindo a cena com Jonathan Pryce como Juan Peron e Antonio Banderas como Che. Apesar da canção ser muito conhecida, o Oscar de 1996 teve Madonna concorrendo com Must Love Me (na Academia só concorrem canções originais). O filme foi a melhor atuação de Madonna como atriz.

#5. Who’s That Girl (Trilha sonora do filme Quem é Essa Garota) – 1987. Após o fracasso de bilheteria de seu filme de Shanghai Surprise (1986), Madonna decidiu trabalhar na comédia Who’s That Girl, que acabou sendo outro fracasso nas telas. No entanto, a turnê Who’s That Girl, que divulgou o filme, foi um sucesso crítico e comercial, arrecadando um total de US$ 25 milhões, com Madonna apresentando-se para cerca de 1,5 milhões de espectadores ao longo da digressão. A trilha sonora do filme, embora não tenha sido aclamada pela mídia especializada, obteve um sucesso comercial. Embora seja considerado um álbum de Madonna pela Warner Bros. Records, já que a maioria das faixas são cantadas por ela, o album só tem 4 canções dela.

#6. Material Girl (Álbum Like a Virgin) – 1984. Canção de Madonna, contida em seu segundo álbum de estúdio. Foi composta por Peter Brown e Robert Rans, sendo produzida por Nile Rodgers. Foi remixada na coletânea The Immaculate Collection (1990) e relançada em sua forma original na compilação Celebration (2009). O clip é um plágio de Diamond’s a girl best friend, cantada por Marilyn Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras (1953) com Madonna reproduzindo o look de Marilyn. O clip é um pequeno filme com a cantora fazendo uma personagem que se importa mais com o dinheiro e com as joias do que o amor verdadeiro e a personalidade de seu parceiro. O ator Keith Carradini participa do vídeo, que foi um dos mais exibidos pela MTV na época.

#7. Beautiful Stranger (trilha sonora de Austin Powers O Agente Bond Cama) – 1999. Madonna co-escreveu e co-produziu a música com William Orbit, para a trilha sonora do filme, Austin Powers: O Agente Bond cama (1999), com Mike Myers aparecendo como seu personagem no clip. Foi lançado inicialmente como um single, pela Maverick e Warner Bros. Records. A Música flerta com o psicodélico com guitarras fortemente reverberadas e loops de bateria saltitantes, bem ao sabor do filme. A música recebeu um feedback positivo de críticos de música elogiaram a produção e o progresso de Madonna com sua música, após seu aclamado álbum Ray of Light (1998). Foi um sucesso comercial alcançando o topo das tabelas no Canadá, Finlândia, Islândia e Itália, número dois no Reino Unido e top dez em muitos mercados.

#8. Rain (Álbum: Erótica) – 1992. Do quinto álbum de estúdio da cantora, a canção foi gravada na época em que Madonna fazia o filme “Uma Equipe Muito Especial” (A League Of Their Own). A canção é uma balada pop com influências do trip hop e da música new age. O clip foi dirigido por Mark Romanak, que fez Retratos de uma Obsessão (One Hour Photo) em 2003 com Robin Williams. Madonna introduziu outra persona completamente nova para o vídeo. Ela usava uma peruca que fornece “uma touca de cabelo preto curto, com franja espetada“.

#9. Live To Tell (Álbum: True Blue) – 1986. Belíssima balada de Madonna incluída na trilha sonora do filme Caminhos Violentos (At Close Range), estrelado por Sean Penn, na época casado com a cantora. Uma balada pop, a música inclui instrumentação de violões, teclados, bateria e um sintetizador, e sua letra lida sobre sentimentos de engano, desconfiança e cicatrizes de infância. Bem apropriado também para a história do filme. A letra ainda ressalta a importância de ser forte. Sua aparência loira mais suave foi inspirada mais uma vez em Marilyn Monroe, cuja história de vida de dor e angústia encontra paralelos na letra.

#10. True Blue (Álbum: True Blue) – 1986. Do mesmo álbum que hits como Papa Don’t Preach, Live to Tell e La Isla Bonita, Madonna compôs a letra da faixa título do álbum tendo em mente seus sentimentos por Sean Penn, com quem estava casada na época. A melodia e o visual remetem aos grupos de cantoras como The Supremes, com o estilo dos anos 60.

Faixa bônus: Vogue (Álbum I’m Breathless) – 1990. “Vogue” é uma música dance-pop e house com influência de disco. A música foi notada pelo crítico da Allmusic, Stephen Thomas Erlewine, como contendo um “groove de deep house” e uma “batida latejante” segundo Mark Coleman, da Rolling Stone. A letra da seção de rap da música apresentam os nomes de 16 velhas estrelas de Hollywood das décadas de 1920 a 1950. Em ordem de menção nas letras, eles são Greta Garbo, Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Joe DiMaggio, Marlon Brando, Jimmy Dean, Grace Kelly, Jean Harlow, Gene Kelly, Fred Astaire, Ginger Rogers, Rita Hayworth, Lauren Bacall, Katharine Hepburn, Lana Turner e Bette Davis.

Deixe um comentário