PLAYLIST 2023.5 SHYAMALAN NO STREAMING

Por Adilson Carvalho

Com a estreia de Batem à Porta nesta quinta, vamos descobrir onde achar os melhores filmes de M. Night Shyamalan.

O Sexto Sentido (1999) – Star Plus. A estreia do diretor não poderia ser em melhor forma, e até hoje seu melhor trabalho e eu exemplo majestoso de como criar um plot twist criativo e sutil. Um garoto (Haley Joel Osment) vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.

Corpo Fechado (2001) / Fragmentado (2017) / Vidro (2019) – Star Plus. Os três filmes formam um Shyamalanverse. O primeiro filme foi mal entendido na época de seu lançamento. Talvez porque o filme foi confundido com a mesma temática de O Sexto Sentido, e até porque trazia Bruce Willis como protagonista. Na verdade o filme é sobre o mundo das histórias em quadrinhos. Um espantoso desastre de trem deixa os Estados Unidos em choque. Todos os passageiros das locomotivas acabam mortos, exceto David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, deixando todos, inclusive os médicos e ele próprio, em choque. Enquanto busca explicações sobre o que poderia ter salvado sua vida, David encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um desconhecido que apresenta uma explicação no mínimo bizarra para o fato. Dezesseis anos depois Shyamalan lançou Fragmentado e anunciou que este se passa na mesma realidade de Corpo Fechado. Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar. Dois anos depois, o diretor fechou as pontas soltas entre os dois filmes com um epílogo muito abaixo dos filmes anteriores. Kevin Crumb (McAvoy), um homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros.

Sinais (2002)- Star Plus. Ótima história de invasão alienígena, que no entanto não cumpre o que promete em seu desfecho. São mais perguntas do que respostas, mas o diretor cria um suspense eficiente. No condado de Bucks, Pensilvânia, vive o viúvo Graham Hess (Mel Gibson) e seus dois filhos, Morgan e Bo. Ele costumava ser o pastor da região, mas se recusa a ser chamado assim desde que sua mulher, Colleen, morreu atropelada por Ray Reddy, um de seus vizinhos. Os Hess ficam intrigados com o aparecimento de misteriosos círculos em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

A Vila (2004) – Apple TV. Incompreendido na época de seu lançamento, sua história é extremamente criativa e cheia de parábolas para o mundo real. Praticamente um enredo maquiavélico (a referência é ao escritor italiano). Os habitantes de uma comunidade cercada por uma floresta temem que perigosas criaturas vivam lá. Eles acreditam que se ficarem fora da floresta nada vai acontecer. Quando uma das moradoras da vila fica doente, o menino que a ama ignora os mais velhos e decide ir até a cidade mais próxima em busca de remédio. O filme revelou o talento da ótima Bryce Dallas Howard, e ainda tem Joaquin Phoenix, o Coringa em excelente atuação.

Deixe um comentário