MEMORIAS DE UM CINÉFILO MINHA INFÂNCIA COM OS TRAPALHÕES

Por Adilson Carvalho

Ô DA POLTRONA. OS BONS TEMPOS ESTÃO AQUI, OS TRAPALHÕES VOLTARAM AO CINEMA. A TRUPE FORMADA POR RENATO ARAGÃO, DEDÉ SANTANA, MUSSUM &  ZACARIAS TRANSFORMAVA O TRISTE FIM DE DOMINGO EM UMA DIVERSÃO. MINHA GERAÇÃO PASSOU INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA INDO AO CINEMA DUAS VEZES POR ANO (GERALMENTE NAS FÉRIAS) PARA ASSISTIR AOS FILMES DOS TRAPALHÕES, FORAM MAIS DE 40 FILMES SENDO 5 DELES (OS TRAPALHÕES NAS MINAS DO REI SALOMÃO , OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES, OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS, OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA, E O CINDERELO TRAPALHÃO) FIGURAM ATÉ HOJE NA LISTA DAS 13 MAIORES BILHETERIAS NACIONAIS CONTABILIZANDO MAIS DE 5 MILHÕES DE INGRESSOS VENDIDOS, DE ACORDO COM OS DADOS DA ANCINE (AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA). MINHA PRIMEIRA VEZ NO CINEMA FOI EM 1977 JUSTAMENTE PARA ASSISTIR “O TRAPALHÃO NAS MINAS DO REI SALOMÃO” , DE J.B.TANKO, DIRETOR DE ONZE FILMES DO GRUPO. AO FINAL DO FILME, ERA INEVITÁVEL DERRAMAR UMA TÍMIDA LÁGRIMA QUANDO LUPA, O CÃO FIEL AMIGO DE DIDI, MORRE EM UMA CENA PARA RESSUCITAR DEPOIS GRAÇAS AO PÓ MÁGICO DA BRUXA (VERA SETTA, A MÃE DA ATRIZ MORENA BACCARIN). A PRIMEIRA FORMAÇÃO DOS TRAPALHÕES, NO ENTANTO, COMEÇOU ENTRE 1966 E 1967 NA TV EXCELSIOR, COMPOSTA POR RENATO ARAGÃO, TED BOY MARINO, IVON CURY E WANDERLEY CARDOSO. O PROGRAMA SE CHAMAVA “ADORÁVEIS TRAPALHÕES” E ERA FEITO AO VIVO. EM 1971, ARAGÃO TEVE PASSAGEM PELA TV RECORD NO PROGRAMA HUMORÍSTICO “OS INSOCIÁVEIS” DIVIDINDO A CENA COM MANFRIED SANTANA, O DEDÉ, COM QUEM JÁ HAVIA TRABALHADO NO FILME “NA ONDA DO IÊ IÊ IÊ” (1966).

POR VOLTA DE 1972, O GRUPO RECEBEU ANTONIO CARLOS BERNARDES GOMES, O MUSSUM – NOME DE UM PEIXE COMPRIDO DAÍ O APELIDO DADO NA VERDADE POR GRANDE OTELO. MUSSUM  ERA CARIOCA E MÚSICO INTEGRANTE DOS ORIGINAIS DO SAMBA. SEU PRIMEIRO FILME COMO TRAPALHÃO FOI “O TRAPALHÃO NO PLANALTO DOS MACACOS” DE 1976. O SUCESSO DO GRUPO PASSOU PARA A TV TUPI ONDE EM 1975 TEVE O ACRÉSCIMO DE MARIO GONÇALVES, O ZACARIAS – APELIDO DADO POR RENATO ARAGÃO. ESTAVA COMPLETO ENTÃO A TRUPE QUE NOS CINEMAS SEGUIA COM SUAS DIVERTIDAS PARÓDIAS, ATRAINDO MULTIDÕES PARA ASSISTIR “OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS” EM 1978. OS TRAPALHÕES ERAM RECRUTADOS PARA AJUDAR EM UMA REVOLUÇÃO EM OUTRO PLANETA CONTRA O MALVADO ZUCCO, INTERPRETADO POR CARLOS KURT, COADJUVANTE USUAL NOS FILMES DO GRUPO, UMA DIVERTIDA IMITAÇÃO DE DARTH VADER, VERSÃO BRASILEIRA.NESSA ALTURA, OS TRAPALHÕES JÁ HAVIAM INVADIDO AS HQS, COM DIVERTIDAS EDIÇÕES PUBLICADAS A PRINCIPIO PELA BLOCH EDITORES, E MAIS TARDE PELA EDITORA GLOBO. EU COMPRAVA E LIA TUDO. COM A POPULARIDADE CRESCENTE, OS TRAPALHÕES AMPLIARAM OS ESPAÇOS E OS RECURSOS A DISPOSIÇÃO. ASSIM, VIAJARAM AO MARROCOS PARA FILMAR “O REI & OS TRAPALHÕES” DE 1979 E ESTIVERAM NOS ESTUDIOS DE HOLLYWOOD PARA FILMAR “OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES” GRAVANDO BELÍSSIMO NUMERO MUSICAL COM LUCINHA LINS COM DIREITO A GRAVAÇÕES COM O TUBARÃO DE SPIELBERG E OS ROBÔS CILÔNIOS DE “GALACTICA”. EM UMA SEQUÊNCIA DE EXTREMA INVENTIVIDADE, DIDI ENCARA UM COWBOY QUE DIZ “THE GIRL IS MINE”, AO QUE DIDI RESPONDE DIZENDO “CUMA?”.

 SÃO VÁRIOS OS MOMENTOS HILÁRIOS GRAVADOS NA MEMORIA AFETIVA DE TODOS, SEJA NA TV OU NO CINEMA: ZACARIAS COM RENATO CANTANDO “PAPAI EU QUERO ME CASAR”; MUSSUM CAINDO EM UMA MINA E CUSPINDO UMA “PEPITIS” EM “OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA” (1982); A TRUPE VESTIDA DE SUPER HEROIS COM MUSSUM DE FANTASMA, DIDI DE SUPERMAN, DEDÉ DE BATMAN E ZACARIAS DE ROBIN;  DIDI DE MARIA BETÂNIA CANTANDO TEREZINHA COM MUSSUM ENTRANDO COM MÉ NA MÃO OU A VERSÃO DA SUÁTI, POPULAR SERIADO POLICIAL DOS ANOS 70 QUE GEROU O FILME “ATRAPALHANDO A SUATI” EM 1983, SEM RENATO ARAGÃO, QUE TEMPORARIAMENTE HAVIA SE SEPARADO DOS DEMAIS. A MORTE DE ZACARIAS EM 1990 E MUSSUM EM 1994 ACABOU COM UMA ERA DE OURO DE HUMOR ORIGINAL, GENIAL EM TODAS AS SUAS INSTÂNCIAS. ERA COMÉDIA CIRCENSE , SEM CONCESSÕES, COMPROMETIDA EM DIVERTIR DIFERENTES GERAÇÕES JÁ QUE AGRADAVAM CRIANÇAS E ADULTOS. NECESSÁRIO SERIA UM ESPAÇO MAIOR ONDE COMENTAR TANTAS LEMBRANÇAS QUE REMONTAM MINHA INFÂNCIA,  E DE MILHARES COMO EU QUE NÃO DESLIGAVAMOS A TV DAS SETE DA NOITE AOS DOMINGOS E APRENDEMOS QUE MULHER ERA BICHO BOM, CACHAÇA ERA MÉ, DINHEIRO ERA ARAME OU BUFUNFA. SE HAVIA PARA ALGUNS UM MOMENTO FAVORITO, BOM AÍ VAREIA. SE VOCÊ NÃO ENTENDE ESSE PORTUGUÊS, UM DIA DESCOBRIRÁ PORQUE OS TRAPAS SÃO FOREVIS. OBRIGADO, RENATO, DEDÉ, MUSSUM & ZACARIAS.

Deixe um comentário