Por Adilson Carvalho

Antes que Zachary Levi assumisse o manto de escolhido do mago homônimo, outros atores já haviam interpretado o herói criado por C. C. Beck e Bill Parker em fevereiro de 1940. Um ano depois a Republic Pictures já o adaptava para um live action em forma de seriado de 12 capítulos entitulado As Aventuras do Capitão Marvel (1941), que em vez de adaptar o material original das hqs desenvolveu uma história original, na qual o herói, que na época era conhecido como Capitão Marvel (Tom Tyler, 1903 / 1954) enfrenta o gênio criminoso Escorpião. O vilão se beneficia dos poderes conferidos pela magia de uma estatueta, o “Escorpião Dourado”, que foi reutlizado nos quadrinhos do personagem editados em 1994 com roteiro de Jerry Ordway. Curiosamente, este foi o primeiro seriado de cinema adaptado dos quadrinhos, produzido antes de Superman (1948), Capitão América (1944) e Batman (1943). O ator Tom Tyler era um dos astros dos faroestes da época e vestiu bem o uniforme com raio no peito. Para produzir o efeito do vôo do herói, era usado um boneco com as feições do ator pendurado por fios e correndo em um trilho. Atualmente, um dos uniformes do Capitão Marvel está em exposição no “Science Fiction Museum and Hall of Fame” em Seattle, Washington, juntamente com o uniforme de Superman usado por George Reeves na série de TV.

Na década de 70, a produtora de animações Filmation decidiu adaptar o herói em um live action com um direcionamento totalmente distante das hqs, que na época já eram licenciadas pela DC Comics. Shazam ! foi um sucesso exibido no Brasil pelo SBT. O mago Shazam, contudo, não aparece na série, e Billy Batson (Michael Grey) fala diretamente com os imortais que lhe deram os poderes: Salomão, (sabedoria); Hércules, (força); Atlas, (vigor); Zeus, (poder); Aquiles, (coragem); e Mercúrio, (velocidade). Em vez de permanecer na sua cidade natal, Billy e o seu guardião “Mentor” (Les Tremayne) foram nômades, viajando em todo o país em um furgão, resolvendo problemas de crimes e infrações comuns do mundo real, sem qualquer presença de super vilões ou atos de violência. No fim de cada episódio, Billy ou Marvel se dirigia ao público de televisão com uma lição de moral baseada naquele show, típica de muitos desenhos e séries da Filmation. A série, levada ao ar entre setembro de 1974 e outubro de 1976, mesclava live action e animação como no relâmpago que transformava Billy em Capitão Marvel ou toda vez que Billy consultava os enigmáticos imortais. O herói também fez participação especial nos episódios de Poderosa Ísis (The Secret of Isis), outra produção da Filmation. Dois atores viveram o Capitão Marvel, Na primeira temporada o herói era interpretado por Jackson Bostwick, que foi demitido da série devido a disputas salariais, piorado depois que o ator se afastou dias das filmagens por ter se machucado em uma das cenas. Em seu lugar ficou John Davey, que entrou no início da segunda temporada e até o fim da série na terceira temporada.

John Davey não queria aceitar o papel pois não se interessava em fazer um super herói mas mudou de ideia por causa de seu filho que insistiu. Já o intérprete de Billy Batson, o ator Michael Grey tinha 24 anos na primeira temporada, mais velho que seu personagem nas hqs originais. Em setembro de 1980, a Filmation decidiu voltar ao personagem produzindo uma divertida série de animação fidelíssima ao espírito dos quadrinhos, reproduzindo inclusive o traço dos desenhos originais. Nesta série temos todos os elementos canônicos como a Família Marvel, os vilões Dr. Sivana e Senhor Cérebro, e claro o Adão Negro. Foram 2 temporadas com 28 episódios. Um ano antes, ainda tivemos o especial Legend of the Super Heroes (1979) com uma versão bem escrachada da Liga da Justiça com Batman & Robin vividos por Adam West e Burt Ward e o Capitão Marvel vivido pelo ator Garret Graig. Lembrando que em todas essas adaptações, o personagem era tratado por Capitão Marvel, somente nas últimas décadas sendo mudado para SHAZAM! como nos contou Leo Banner em seu excelente artigo postado na semana passada (leia abaixo)
