Poltrona 3: “Conquista Do Planeta Dos Macacos”

por Sérgio Cortêz

Conquista Do Planeta Dos Macacos (1972)

Direção: Jack Lee Thompson

Elenco Principal: Roddy McDowall, Ricardo Montalbán, Don Murray, Natalie Trundy e Hari Rhodes

Depois de quase duas décadas escondendo o chimpanzé César (McDowall), filho de Cornelius e Zira, o empresário circense Armando (Montalbán) leva ao conhecimento do órfão toda a verdade a cerca dos macacos, mostrando-lhe como seus iguais são maltratados quando usados como mão de obra em serviços de menor relevância. Armando explica que toda aquela situação tivera início quando uma epidemia deu fim aos cães e gatos do planeta, fazendo dos macacos os novos escolhidos como animais de estimação. O fato de serem tratados como escravos revolta César levando-lho, com a ajuda do humano MacDonald (Rhodes), a liderar uma rebelião de macacos contra os homens.

Quarta parte da saga iniciada em 1968, “Conquista Do Planeta Dos Macacos” não faz economia no quesito violência. À sua maneira e sem tergiversar, apresenta ao expectador um dos lados mais sombrios da espécie humana, tão decantado pelos livros de historia: a capacidade de cruelmente escravizar para aproveitar-se de outrem de acordo com interesses mesquinhos e nebulosos. A ascensão do chimpanzé Cesar a partir de uma revolta urbana local é uma amostra de como as consequências das maledicências humanas podem ser proporcionais ao mal que as motiva. Um bom filme que entrega o que promete mantendo a coerência em relação à obra de Pierre Boulle.

Poltrona 3 é uma criação coletiva dos colunistas Adilson Carvalho, Paulo Telles e Sérgio Cortêz. Confira abaixo os conceitos por Emoji atribuídos aos filmes.

* * * * *

Visite o Beco da Poesia e conheça o trabalho literário de Sérgio Cortêz.

Acesse: https://bit.ly/2Zyd1cp

Deixe um comentário