Por Leo Banner

Apesar de estampar na capa de Action Comics #1, a data de junho de 1938, a edição chegou às bancas em abril do mesmo ano, como de costume no mercado editorial americano. Esse foi o ponto de partida, o começo de tudo, das séries e das grandes produções voltadas para super-heróis que se tem hoje em dia, naquele longínquo ano de 1938, com a publicação do título ACTION COMICS #1, trazendo nada menos do que a primeira aparição do SUPERMAN, por Jerry Siegel e Joe Shuster! Era o fim da chamada Era de Platina e o início da chamada ERA DE OURO DOS QUADRINHOS, com o surgimento do primeiro SUPER-Herói das HQs! Pode parecer algo simples, mas é um detalhe essencial, pois ainda que existam inúmeros heróis criados em pulps , romances e periódicos antes de 1938, como Doc Savage, Mandrake, Tarzan, Flash Gordon , Fantasma e vários outros, o Superman foi o primeiro herói a possuir superpoderes, ou seja, habilidades e capacidades bem acima das dos homens comuns!
Mas não se enganem, o Superman na época da sua criação não era nem de perto o que se conhece hoje em dia, seus poderes eram bem reduzidos e suas histórias bem mais básicas e objetivas! Certamente um reflexo da época em que foram criadas. A origem do Superman é apresentada na primeira página da edição, resumida em seis quadros, e logo na página 2 já somos jogados de cara numa tensa história em que o então chamado “Homem do Amanhã” faz de tudo para impedir a execução de uma pessoa acusada injustamente de um crime! O texto de Siegel e a arte de Shuster são simples, mas o ritmo é frenético, o que seria uma característica dos primeiros anos das histórias do personagem (ainda que tanto as tramas quanto a arte e o próprio design do personagem passem por constantes e visíveis evoluções ao longo desses primeiros anos)! Os métodos do Superman daquela época nem de longe lembram a nobreza hoje tão comum no personagem que conhecemos como um “escoteiro”! Era como se refletisse a própria juventude e crueza da criação, mais intransigente, menos paciente e não prezava tanto pela vida dos meliantes que enfrentava! Suas habilidades se resumiam à resistência fora do comum (era capaz de resistir a disparos de arma de fogo e perfurações por armas brancas) assim como era capaz apenas de dar grandes saltos ao invés de voar, nesse primeiro momento! Os poderes visuais, como visão de raios X, foram surgir algumas edições depois, assim como demais poderes foram surgindo com o passar dos anos!

Outro detalhe da ACTION COMICS #1 foi a primeira aparição de Lois Lane, desde sempre grande interesse amoroso de Clark Kent, o alter ego do Superman (como se vocês não soubessem…😁)! As histórias tinham tiroteios, perseguições, pancadaria – sim, o Superman descia o braço nos criminosos, que iam de assaltantes, mafiosos e tiranos de civilizações estrangeiras até covardes agressores de mulheres e maus tratos em presídios, onde o herói chegou a se infiltrar num presídio disfarçado como detento para resolver a situação de crueldade instaurada na repartição! Certamente estou me estendendo muito além de ACTION COMICS #1, mas imagino que sejam detalhes relevantes a serem mencionados a respeito da grande estrela que fez sua estreia nessa edição!
A grande questão é que o Superman, desde sua primeira história publicada em 1938 com toda simplicidade inerente à época, já trazia implícito no seu conceito aquela metáfora do “grande salvador que veio do céu”, um tema recorrente que foi abordado várias vezes no decorrer dos anos tanto em HQs como em filmes (como, por exemplo, “O Homem de Aço”, de Zack Snyder, de 2013)! As histórias de ACTION COMICS daquela época causariam enorme estranheza aos leitores de hoje, acostumados a uma abordagem muito diferente do Superman, mas como já disse antes, refletem a época em que foram concebidas e merecem ser conhecidas pelo registro histórico que se constituem!

ACTION COMICS #1 foi o grande ponto de partida, com o surgimento do PRIMEIRO super-herói que abriu alas para uma enorme linhagem de tantos outros super seres que surgiram nos anos e décadas seguintes… e que, sejamos sinceros, continuam a surgir até os dias de hoje! Mas o Superman é especial, não apenas pelo ideal que representa hoje em dia, mas também – e principalmente – por ter possibilitado o surgimento de tantos outros personagens com suas próprias mitologias e características, nos propiciando diversas possibilidades de diversão e entretenimento com os filmes, séries e HQs dos mais variados tipos que temos até os dias de hoje! Então, meu caro, se você ama as grandes produções da Marvel/Disney, da Dynamite e (claro) da DC/Warner, agradeça à ACTION COMICS #1, que nos trouxe o primeiro super-herói de todos os tempos! 😁😁 Por conta disso, acredito que não haja melhor maneira de encerrar esse singelo post do que dizendo….
PARA O ALTOO…. E AVANTEEEEEE!!!!!!!!😁😁
O CCP voltará me breve a falar muito dos 85 anos do Superman com novas matérias.