Por Adilson Carvalho
Com a chegada de Evil Dead Rise vamos rever os três filmes originais da franquia.

Ashley (Bruce Campbell) e um grupo de amigos vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles. Sam Raimi e Bruce Campbell cresceram juntos e fizeram vários projetos de filmes Super 8 mm de baixo orçamento juntos. Depois de pesquisar cinema de terror nos cinemas drive-in, Raimi decidiu dirigir um filme de terror, optando por filmar um curta-metragem chamado de Within the Woods, que foi produzido por US $ 1.600. Esse curta foi o embrião que desenvolvido se tornaria o primeiro Evil Dead. Raimi pediu doações a várias pessoas para financiar a adaptação de seu próprio curta e com parte do dinheiro suficiente para produzir o filme, Raimi e Campbell decidiram fazer o que era então intitulado Livro dos Mortos , um nome inspirado no interesse de Raimi na ficção de HP Lovecraft. Raimi completou 20 anos pouco antes do início das filmagens e uma sucessão de erros causados por sua inexperiência comprometeu o resultado esperado. Vários membros do elenco ficaram feridos durante as filmagens e, devido ao afastamento da cabine, garantir assistência médica foi difícil. Devido ao baixo orçamento, as lentes de contato grossas como vidro tiveram que ser aplicadas aos atores para alcançar o efeito “olhos demoníacos”. As lentes levaram 10 minutos para serem aplicadas e só puderam ser mantidas por cerca de 15 minutos, porque os olhos não conseguiram “respirar” com as lentes aplicadas. Mais tarde, Campbell comentou que, para obter o efeito de usar essas lentes, eles precisavam colocar “Tupperware” sobre os olhos. Apesar de todas as dificuldades, arrecadou um total de US $ 2.400.000 nos Estados Unidos, quase oito vezes maior que o seu orçamento.

Trabalhando com o roteirista Sheldon Lettich , Raimi estabeleceu uma história em que Ash era sugado através de um portal do tempo para a Idade Média , onde encontraria mais mortos . Shapiro adorou o conceito e, em maio de 1984, publicou anúncios em revistas especializadas para promover o projeto, então intitulado Evil Dead II: Dead by Dawn, lançado em 1987 e financiado pelo produtor italiano Dino de Laurentis, que investiu US$3,6 milhões desde que o filme seguisse a mesma narrativa do filme anterior, em vez de sua proposta original de tema medieval, que foi usada na segunda sequência, Army of Darkness (1992).O segundo filme acabou se tornando uma paródia do primeiro com Bruce Campbell repetindo o papel de Ash. A equipe colocou várias piadas no próprio filme, como a luva com garras de Freddy Krueger (o principal antagonista da série de filmes de terror de Wes Craven, A Nightmare on Elm Street ), que paira no porão da cabine e no galpão de ferramentas.

Com Ash (Campbell) transportado acidentalmente para os tempos medievais, e assim preso no passado, ele precisa enfrentar um exército de mortos-vivos, para poder voltar para casa. Assim se desenrola o terceiro filme entitulado Uma Noite Alucinante 3 – Army of Darkness (1992). O filme foi realizado pela Universal, depois do sucesso comercial de Sam Raimi com Darkman – Vingança sem Rosto, lançado dois anos antes. Army of Darkness estreou no Festival de Cinema de Sitges em 9 de outubro de 1992 e foi lançado nos Estados Unidos em 19 de fevereiro de 1993, arrecadando um total de 21,5 milhões de dólares acima do orçamento de 11 milhões de dólares. Recebeu críticas positivas, embora notavelmente inferiores ao primeiro dois filmes, mas no auge da Videomania, o filme adquiriu um culto de seguidores , juntamente com os outros dois filmes da trilogia.