Por Adilson Carvalho

John Joseph Nicholson mais conhecido como Jack Nicholson é um ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista americano, amplamente considerado como um dos maiores atores da história. Embora afastado das telas desde 2010, sua carreira deixou momentos marcantes em inúmeros papeis. Rumores indicam que está sofrendo de um estágio avançado do Mal de Alzheimer, e por isso o vencedor de três Oscars estaria vivendo praticamente recluso. Vamos relembrar três atuações brilhantes de Jack Nicholson que valem a pena rever:
UM ESTRANHO NO NINHO (1975)

O ator é um prisioneiro que simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), um dos papéis mais vilanescos do cinema. Adaptado por Ken Kesey a partir de suas próprias experiências quando trabalhou no centro psiquiátrico. Durante muitos anos, os direitos autorais para o cinema pertenceram ao ator Kirk Douglas, que os cedeu para seu filho Michael Douglas produzir o filme. O resultado foi um total de 5 Oscars, incluindo melhor ator para Nicholson.
UMA QUESTÃO DE HONRA (1992)

Após a morte de um soldado em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação. Em meio à forte suspeita de irregularidades e distorção de deveres de segurança, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade, desafiando a autoridade e o poder de um oficial do alto escalão (Nicholson). Embora apareça pouco tempo em cena, o ator rouba não apenas a cena, mas o filme todo. A sequência do julgamento do final é antológica, para quem puder lidar com a “verdade”. Primeiro de dois filmes que Nicholson fez com o diretor Rob Reiner (Antes de Partir).
BATMAN (1989)

Em Gotham City o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton) combate o crime como Batman, o Homem-Morcego. O vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói. Nicholson domina as atenções do filme, apesar da ótima atuação de Michael Keaton. O papel do Coringa chegou a ser cogitado para Robin Williams, John Lightgow, Willem Dafoe, David Bowie e Tim Curry. O contrato de Jack Nicholson continha uma cláusula que dava a a ele uma porcentagem do faturamento total do filme. Com isso, o artista embolsou US$ 60 milhões pela atuação. Até 2003, este foi o maior cachê que um ator recebeu por um único filme.
AS BRUXAS DE EASTWICK (1987)

O sedutor e misterioso Daryl Van Horne (Jack Nicholson) chega à uma cidade e atrai a atenção de três belas mulheres: Alex Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer) todas infelizes, solitárias, carentes e sexualmente reprimidas. Nicholson assumiu o papel inicialmente pensado para Bill Murray (Caça-Fantasmas) e foi um grande sucesso em sua carreira. John Updike, autor do livro que originou o filme, escreveu uma sequência em 2008 “The Wives of Eastwick”, nunca filmado.
O ILUMINADO (1980)

Excelente adaptação do livro de Stephen King, dirigido pelo icônico Stanley Kubrick. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. A famosa cena do “Here’s Johnny” não estava no roteiro e foi improvisada pelo ator.
Qual seu filme favorito de Jack Nicholson? Escreva uma mensagem sobre qual filme do ator você mais gosta. Certamente muitos outros papeis vividos por Jack poderiam ser mencionados aqui. O que vocês acham?