FELIZ DIA DA TOALHA – ORGULHO NERD

Por Adilson Carvalho

SOU NERD SIM ! Aos oito anos fui parte de uma geração que dizia “Guerra Nas Estrelas” em vez de “Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança“. (Disney Plus) Me alimentei de histórias em quadrinhos, principalmente as de super-herói, em época em que ouvíamos que aquilo era coisa de criança. A ficção científica era uma adorável fuga da realidade, fugindo da prova da semana na escola, das poucas opções de diversão disponíveis para quem gostava mesmo era de se imaginar viajando audaciosamente onde ninguém jamais esteve. Hoje assumir a nerdice virou pop, parte de uma indústria de entretenimento, e até mesmo fonte de glamour para quem se identifica com a teoria do Big Bang.

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Comemoramos o dia do orgulho nerd, também chamado “Dia da Toalha” como referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias (Claro TV), primeiro de uma renomada série literária de ficção científica, escrita por Douglas Adams. Coincidentemente, foi também o dia em que “Guerra nas Estrelas” chegou às telas, em 25 de maio de 1977, quando George Lucas não sabia que sua saga se tornaria referência geek. Minha geração viveu essa construção do sentimento de orgulho nerd movidos a filmes de stop motion do saudoso mestre Ray Harryhausen, dos desenhos desanimados da Marvel, exibidos no programa do saudoso Capitão Aza. Hoje, a mídia explora o gênero Tokusatsu, mas quando criança chamávamos de séries de monstro, misturando FC, terror e super heróis nipônicos vindos de outros planetas.

Viagem no tempo e outras realidades : O Projeto Adam, 2022 (Netflix). Um viajante do tempo volta ao ano de 2022 por acidente e acaba se encontrando com seu eu mais novo. Juntos, e sendo caçados por forças do futuro, os dois embarcam em uma missão para consertar a linha temporal e salvar seus entes queridos. O filme reuniu o casal Jennifer Garner e Mark Ruffalo, de De Repente 30, além de por Ryan Reynolds (Deadpool) novamente sob a batuta de Shawn Levy, com quem o igualmente divertido Free Guy – Assumindo o Controle (Star Plus)

Primeiro Contato: A Chegada de 2016 (Star Plus) é um supreednete filme do gênero que mostra naves alienígenas chegando às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes. Igualmente imperdível é Contato, de 1997, adaptado da obra de Carl Sagan. Na história, Ellie Arroway (Jodie Foster) sempre buscou indícios de outras vidas no universo, deixando de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McCoughaney). Quando recebe uma mensagem do espaço por meio de uma máquina que permite o contato com extraterrestres, ela confirma sua teoria e reivindica ser escolhida para a missão, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida.

A Chegada com Amy Adams

Viagem espacial: O Guia do Mochileiro das Galáxias, 2015, disponível no Prime Video. Arthur Dent é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que Ford Prefect, seu melhor amigo, é um extraterrestre. Para completar, fica sabendo que a Terra está perto de ser destruída. Sem saída, Arthur pega carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Elenco de “Duna”

Estranhos mundos novos: Duna foi um grande sucesso em 2021, dirigido por Dennis Villeneuve, que fez uma excelente adaptação da obra de Frank Herbert. Na historia, Paul Atreides (Timothy Chalamalet) é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo. O livro foi dividido em duas partes, e a conclusão será lançada nos cinemas em 2 de novembro desse ano. (HBOMAX)

Super poderes: O Lar das Crianças Peculiares, 2016, disponível no Disney Plus. Seguindo uma pista deixada por seu avô, um jovem de 16 anos descobre uma ilha misteriosa onde vivem crianças com poderes especiais, mas também inimigos ocultos perigosos. A ideia de reunir crianças e jovens copm superpoderes é recorrente em filmes e séries como The Umbrella Academy (Netflix), onde um grupo de crianças com superpoderes são adotadas pelo misterioso milionário Sir Reginald Hargreeves. Ele as adota com o intuito de transformá-las em super-heróis. Eles acabam se separando e depois precisam unir forças para enfrentar um dos seus.

O Lar das Crianças Peculiares

Menção honrosa devo fazer às séries produzidas por Irwin Allen, que nos levava à bordo do Júpiter Dois, atravessava o túnel do tempo, ou as profundezas do fundo do mar, para acabar somente nos deixando pequeninos diante de uma terra de gigantes. Fim da inocência, mas descobrimos os livros de Arthur C. Clark, Ray Bradbury, Issac Azimov, Frank Herbert e crescemos com a tecnologia. Hoje não temos somente a TV e o cinema, mas todo um multiverso midiático a explorar. O CCP abraça o dia da toalha com satisfação e 5 sugestões de filmes e temas atraentes para mim, você, todas a nação nerd. E Não entre em Pânico:

Deixe um comentário