PARABENS: CLINT EASTWOOD 93 ANOS

Por Adilson Carvalho

Uma lenda viva, Clint Eastwood completa hoje 93 anos e vamos descobrir algumas curiosidades de sua carreira prolífica.

#1. Em 2005, Clint Eastwood tornou-se o mais velho a ganhar o Oscar de melhor diretor por Menina de Ouro (Million Dollar Baby), quando tinha então 74 anos. Foi sua segunda estatueta, tendo conquistado o prêmio três anos antes por Os Imperdoáveis (The Unforgiven), além de um prêmio Irving Thalberg em 1995. Ambos os filmes estão disponíveis na HBOMAX.

#2. Para filmar Escalado para Morrer (The Eiger Sanction) em 1975, aos 45 anos, aprendeu a escalar pois acreditava que subir pelo Totem Pole, no Monument Valley, seria uma proeza perigosa demais para qualquer dublê. Logo, as cenas que se encontra pendurado em uma corda, é ele mesmo.

#3. Em entrevista disse que odeia o racismo, e este foi justamente o tema do excelente Gran Torino (2008), no qual trata do preconceito sofrido por asiáticos, no caso os Hmong, originário das regiões montanhosas do sul da China (especialmente da região do Guizhou), do norte do Vietnã e do Laos.

#4. Membro do partido republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito da cidade de Carmel na Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988. Anos depois em entrevista para James Lipton, no programa Inside The Actor’s Studio, disse que jamais seria político justamente por ter vivido essa função durante esse tempo.

#5. Seu filho Scott Eastwood é o personagem Ninguemzinho na franquia Velozes & Furiosos, tendo aparecido nos filmes 8 e 10.

#6. Grande conhecedor de jazz, Eastwood dirigiu Bird (1988), cinebiografia do lendário Charlie Parker. Também toca piano em uma das cenas de Na Linha de Fogo (1989).

#7. Entre os papéis que recusou em sua carreira estão o de James Bond na época de Com 007 Viva & Deixa Morrer (1974), Superman no filme de 1978, que seria vivido por Christopher Reeve, e o do vilão Ra’s Al Ghul em Batman Begins (2005), que foi para Liam Neeson.

#8. O nome de sua produtora é Malpaso, porque nos anos 60 foi aconselhado a não filmar a trilogia de Sergio Leone (1929 / 1989) formada pelos filmes Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens e um Conflito (1966). Na ocasião sua decisão foi chamada de “mal paso” (espanhol para mal passo). Os filmes foram muito bem sucedidos e catapultou a carreira internacional de Eastwood, sendo por isso o nome de sua produtora, como uma ironia.

#9. Eastwood, a partir dos 29 anos, viveu o cowboy Rowdy Yates no seriado de TV Couro Cru (Rawhide), produzida entre 1959 e 1965. Décadas depois, o ator usou as mesmas botas de seu personagem na série, nas filmagens de Os Imperdoáveis (1992). Na época da série, o ator também participou em um episódio da série Mister Ed (1962), interpretando a si mesmo.

#10. Somente um diretor com uma forte personalidade como o intérprete de Dirty Harry, papel que fez em 5 filmes (Perseguidor Implacável, Magnum 44, Sem Medo da Morte, Impacto Fulminante e Dirty Harry na Lista Negra), poderia filmar a batalha de Iwo Jima, que foi decisiva para o encerramento da Segunda Guerra em dois filmes A Conquista da Honra (2006) e Cartas de Iwo Jima (2006) com pontos de vista opostos. O primeiro com o lado americano da batalha e o segundo com o lado nipônico.

Deixe um comentário