Por Adilson Carvalho

Era um domingo por volta das 8 da noite quando uma letra M estilizada como se fosse uma nave espacial atravessava várias cidades do Brasil aterrisando no topo de um prédio na Rua do Russell, Glória, no Rio de Janeiro. Foi assim, que pela primeira vez o sinal da Rede Manchete foi transmitido, trazendo uma programação focada no jornalismo e nas artes. O show, entitulado de Mundo Mágico, incluía os nomes de Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Roupa Nova, Blitz, Marina, Lucinha Lins, Claudio Tovar e apresentações de dança e balé com Ana Botafogo, entre outros. Às 10 da noite foi exibido então o filme Contatos Imediatos do 3º Grau (1978) de Steven Spielberg, iniciando uma sequência de títulos inéditos então na TV brasileira. Naquela época, não existia TV por assinatura nem streaming, nem internet e filmes inéditos na TV eram típicos no final de semana em sessões globais como Primeira Exibição e Supercine. A Rede Manchete passou a exibir a principio filmes inéditos toda noite no horário dito nobre. Entre os títulos estavam O Horizonte Perdido, As Duas Vidas de Audrey Rose, O Expresso de Chicago, Julia, Capítulo Dois Em Busca da Felicidade, A Última Loucura de Mel Brooks, Terremoto, A Profecia, A Profecia II, A Noviça Rebelde; e entre vários outros Star Wars – Episódio 4 Uma Nova Esperança, que ainda era chamada de Guerra Nas Estrelas. Ocasionalmente, a Manchete reunia os títulos mais famosos em uma semana batizada de Semana de Ouro. Outra atração era o pacote de séries, também inéditas na TV, exibidas após o Jornal da Manchete. Às Segundas era Trapper John Médico, spin off da clássica M.A.S.H, e trazendo como protagonista Pernell Roberts (de Bonanza); às terças Fama, adaptação do clássico musical de Alan Parker; às quartas Cassie, série de detetive estrelada por Angie Dickenson, da clássica Police Woman; às quintas a fabulosa Acredite Se Quiser, apresentada por Jack Palance e às sextas O Caçador de Aventuras, inspirada no sucesso de Indiana Jones. A premiada mini série Centennial – A Saga da Colorado foi outra aquisição de valor da emissora, que investiu depois em vários filmes de TV batizando um horário de Sábado de Gala CBS.

Com equipamento sofisticado e inicialmente buscando um público de classe alta, a Manchete fez jornalismo de primeira qualidade com profissionais como Carlos Bianchini, Iris Lettiere, Paulo Stein, Roberto Maya, Roberto D’Avila e fez bonito na cobertura do esporte nacional e internacional, apresentando grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e os jogos olímpicos, além de coberturas especiais como a do carnaval. Exibiu FMTV, o primeiro programa de videoclips da TV, muito antes da chegada da MTV ao país. Na teledramaturgia, a Manchete investiu em novelas que revistavam nossa história como Marquesa dos Santos e Dona Beija (Ambas com Maitê Proença) e fez história por ter exibido a primeira novela fora da TV Globo a liderar a audiência do horário nobre desde a década de 1970, feito que foi concretizado com a exibição da novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em 1990. Foi na Rede Manchete que Xuxa, e depois Angélica, foram lançadas como apresentadoras de programas infantis, que tivemos acesso a animes como Pirata do Espaço, Patrulha Espacial, D’Artaganan e Os Cavaleiros do Zodíaco além de tokusatsus como Jaspion, Changeman, Jiraya, Black Kramen Rider e outros. Também foi a Rede Manchete que estreou o programa Cinemania aos sábados, uma revista eletrônica semanal sobre cinema (surgida em meio ao boom do mercado de video) apresentado por Wilson Cunha e Tânia Rodrigues. Foi o primeiro programa nesse formato a estrear na TV Brasileira, com participação ativa do público que escrevia cartas para o programa. (No CCP já publicamos matéria sobre o programa)

Apesar de se chamar a “Televisão do ano 2000“, a Rede Manchete encerrou suas atividades em maio de 1999 depois de uma longa batalha judicial, afundada em dívidas milionárias. Apesar de um fim inglório, a Rede Manchete é parte da história da TV Brasileira e do jornalismo competente que a Familía Bloch defendia. Memórias, que não são apagadas facilmente, há quarenta anos.