Por André Azenha

Com o tema “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, festival terá programação gratuita em mais de 10 espaços do município. O 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, dos produtores culturais André e Paula Azenha, acontecerá de maneira presencial de 20 a 28 de junho de 2023 em espaços como Cine Roxy, Sesc Santos, Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Associação Projeto Tia Egle, UME Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental), Cine Arte Posto 4, Pracinha do Céu (Vila Progresso), Novotel, Cinemateca de Santos, UME Lourdes Ortis, Shopping Pátio Iporanga. Toda a programação é gratuita. O tema desta edição é “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”, retirada do clássico samba Volta por Cima, de 1962, de Noite Ilustrada e cujos versos se encaixam no momento de reconstrução do país após anos de negação e desmonte das ciências, da cultura, da educação e da história do Brasil.

Os atores Paulo Miklos e Tamirys O´hanna serão homenageados na abertura do festival, em 20 de junho, a partir das 20h, no Cine Roxy 5, cinema de rua com 89 anos de existência, e receberão respectivamente os troféus Luciano Quirino e Ondina Clais por suas trajetórias de contribuição ao cinema. Paulo é ator de diversos filmes elogiados pela crítica, como O Invasor (2001), Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (2006), Estômago (2007), É Proibido Fumar (2009), Carrossel: O Filme (2015), Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina (2016). Tamirys, nascida em Cubatão, na Baixada Santista, participou da formação Mulheres Negras – Projeto de mundo, uma residência artística voltada para 14 jovens da periferia de São Paulo, o curta A Felicidade Delas das temporadas 2, 3, 4 da série 3%, da Netflix, e está no elenco da 2ª temporada da série Segunda Chamada, da Rede Globo. Paulo e Tamirys estão em O Homem Cordial, filme de abertura do Santos Film Fest, dirigido por Iberê Carvalho.

A cerimônia também terá a entrega da principal outorga de Santos, a Medalha Brás Cubas, a Toninho Campos, proprietário do Cine Roxy e cujo histórico de décadas inclui uma série de ações em prol da cultura santista no cinema e na música, com a casa noturna Heavy Metal e lendários shows de rock nos clubes XV e Caiçara. Já o Coral Municipal de Santos, com regência de Nailse Machado, regência adjunta de Fernando Pompeu, com 40 cantores e o pianista Bruno Felix, farão um concerto pocket celebrando o compositor italiano Ennio Morricone, e os 100 anos da Disney. Na parte externa, haverá tapete vermelho, distribuição de desenhos de cinema feitos pela equipe do Dym Art Studio e presenças de personagens de cinema que receberão o público para fotos, além da inauguração da exposição 25/50: de Regan a Josué, que visa celebrar dois clássicos do cinema que completam aniversários importantes em 2023. O Exorcista completa 50 anos e, Central do Brasil, 25 anos. O primeiro, dirigido por William Friedkin, em plena geração da Nova Hollywood, revolucionou os filmes de terror e influenciou a produção cinematográfica do gênero desde então. O segundo, foi dos principais filmes da Retomada do Cinema Nacional nos anos 1990 e teve duas indicações ao Oscar: filme estrangeiro e melhor atriz, para Fernanda Montenegro. Dois filmes com crianças como protagonistas de temas completamente diferentes. Os artistas são convidados a produzirem cartazes que mesclem elementos destes dois clássicos do cinema. A curadoria é de Márcia Okida.
Segunda feira voltamos com mais notícias do 9º Santos Filme Fest