MICHAEL J. FOX SEMPRE 1: CARAS & CARETAS

Por Adilson Carvalho

Relacionamentos familiares e conflitos de gerações sempre renderam boas histórias na TV e no cinema. Em 1982 conhecemos a família Keaton formada por um casal de ex-hippies (Michael Gross e Meredith Baxter Birney), um filho conservador ao extremo (Michael J.Fox), uma adolescente consumista (Justine Bateman) e uma pequena precoce (Tina Yothers). Há 40 anos, que essa divertida família entrou para a história da TV americana e fez do nome de Michael J. Fox uma referência. No Brasil, a série demorou 5 anos para ser lançada, quando a Rede Globo estreou “Caras & Caretas” (Family Ties) em sua clássica Sessão Comédia, ocupando o fim de tarde às quartas feiras, antes da novela das seis.

Tom Hanks no centro da sala da família Keaton

Steven (Gross) e Elyse Keaton (Birney), que eram radicais nos anos 1960, se unem para criar uma família suburbana tradicional em plena era Reagan. A série discutiu os mais variados temas familiares como divorcio, gravidez na adolescência, aborto ou mais políticos como feminismo, indústria de armamentos, violência urbana ou mercado de trabalho, tudo sob a ótica da década de 80. Steven trabalhava na estação de TV local WKS, e Elyse era arquiteta, mas interrompeu a sua carreira durante 12 anos para ficar em casa com os filhos, voltando a trabalhar durante a segunda temporada.

Alex P. Keaton (Fox) é o filho mais velho do casal, muito inteligente e extremamente bem-sucedido na escola, ele ama economia e sonha com Wall Street, enquanto Mallory (Bateman) é bonita, mas nem um pouco aplicada nos estudos, viciada em compras e interessada em moda. Jennifer (Yothers) é a consciência precoce dos irmãos Keaton, e sua ligação com Mallory cresce à medida que a série avança. A partir da terceira temporada a gravidez da atriz Meredith Baxter Birney foi incorporada à série com o nascimento do quarto filho do casal Keaton, o bebê Andrew (Brian Bonsall), que para Alex (Fox) será seu pupilo. Criada por Gary David Goldberg e produzida por Brandon Tartikoff para a NBC, a série foi um sucesso ao longo de suas 8 temporadas. O papel de Alex P. Keaton foi o que mais atraiu a atenção, fazendo de Michael J. Fox um sucesso, e apesar disso o clima dos bastidores era amistoso, sem os conflitos habituais de ego que ocorrem em muitas produções.

Cena da abertura da série no primeiro ano

Entre o elenco coadjuvante, um dos que mais chamavam a atenção foi Skippy Handleman (Marc Price), vizinho dos Keaton e apaixonado por Mallory. Muitos foram os atores, no entanto, que tiveram carreiras brilhantes e que começaram nos episódios de “Caras & Caretas” como Tom Hanks (Elvis, Náufrago) que fez o Tio Ned, Courtney Cox (Friends) que fez uma das namoradas de Alex e Tracy Pollan, que também foi namorada de Alex e casou-se com Michael J. Fox, com quem teve quatro filhos. O curioso é que Brandon Tartikoff e Gary David Goldberg não gostaram de Michael J. Fox em seu primeiro teste para o papel de Alex P. Keaton, que foi planejado para Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) sendo que este o recusou. Dado uma segunda chance, Michael J. Fox, cuja letra J do meio foi uma homenagem ao ator Michael J. Pollard já que existia um homônimo no registro do sindicado dos atores, teve a oportunidade que buscava em sua carreira. O ator, canadense de nascimento, largou os estudos e foi para os Estados Unidos buscar seu sonho. Seu sucesso o levou a outros papeis como o Marty McFly de “De Volta Para o Futuro” que filmava à noite para não entrar em conflito com as filmagens de “Caras & Caretas“. No ano que vem, o ator, que deixou a carreira por sofrer do mal de Parkinson, será homenageado pelo Oscar 2023.

Depois da Rede Globo, a série foi reprisada no Sony Entertainment Channel, canal Multishow e canal Retro. Já lançada em DVD, é uma pena que no momento ela não esteja sendo exibida em nenhum canal ou streaming. Sua importância foi inegável como drama e comédia, embalados ao som de “Without Us“, a canção de abertura cantada por Johnny Mathis e Deniece Williams. Abaixo o elenco de dubladores:

Steven Keaton (Michael Gross) – Voz de Roberto Macedo.

Elyse Keaton (Meredith Baxter Birney) – Voz de Angela Bonatti.

Alex P. Keaton (Michael J. Fox) – Voz de Nizzo Neto.

Mallory Keaton (Justine Bateman) – Voz de Myriam Thereza.

Jennifer Keaton (Tina Yothers) – Voz de Guilene Conte.

Deixe um comentário