Por Adilson Carvalho

Conhecida por seu perfeccionismo, ela é a campeã de indicações ao Oscar, prêmio que levou para casa três vezes, tendo recebido 21 indicações pela Academia, além de 33 indicações ao Globo de Ouro. Sua versatilidade e habilidade para cantar, simular sotaques e; sobretudo, brilhar em cena fez de Mary Louise Streap o reconhecimento de ser uma das melhores atrizes do cinema. Mamma Mia !!!!!! Celebremos o aniversário de Meryl Streap.

Meryl intencionava fazer direito, mas perdeu o dia da entrevista porque dormiu demais. Anos depois formou-se em artes cênicas por Yale em 1975, quando tinha 26 anos. Sua estreia no cinema se deu em 1977 em Julia, filme estrelado por Vanessa Redgrave e Jane Fonda. No ano seguinte atraiu a atenção dos críticos por seu papel em O Franco Atirador (1978), na época em que namorava o ator John Cazale. Foi somente em 1981 que viveu sua primeira protagonista na adaptação de A Mulher do Tenente Francês. Seu primeiro Oscar, no entanto, veio ainda em 1979 como melhor atriz coadjuvante em Kramer x Kramer.

Os óculos que usou em O Diabo Veste Prada (2006) também usou para gravar o clip de Money Money em Mamma Mia (2008). Ambos foram grandes sucessos de sua carreira. Na época da seleção de elenco para o musical do Abba, o ator Pierce Brosnan assinou contrato sem ler o roteiro só para ter a oportunidade de trabalhar com ela.
Seu segundo Oscar, desta vez na categoria melhor atriz, foi conquistado por A Escolha de Sofia (1981), que a atriz alegou que nunca vai querer assistir pois mexeu muito com ela. Ainda assim, este foi classificado #3 pela revista Premiere em 2006 como uma das melhores performances de todos os tempos.

Cantar não é problema para Meryl, que teve aula de canto aos 12 anos e estudou para ser cantora de ópera. Quando estuda um personagem, antes de encenar, Meryl ouve música clássica. A atriz também canta em Silkwood – Retrato de uma Coragem (1983), primeiro filme de Cher, que se tornou sua amiga, além de A Difícil Arte de Amar (1986) e Lembranças de Hollywood (1990).
Meryl interpretou o papel da atriz Carrie Fisher em Lembranças de Hollywood (1990), e algum tempo depois se tornou madrinha da filha de Carrie, a também atriz Billie Lourd.