THE FLASH EM LIVE ACTION

Adilson Carvalho

Vamos rever todos os atores que viveram o velocistas escarlates em suas versões live action, e nos preparar para a estreia da super produção da Dc Comics que chega às telas nesta quinta 15/06.

O especial Legend of the Super Heroes, exibido na Tv americana em duas partes em janeiro de 1979, foi a primeira vez que o Flash foi encarnado por um ator, o desconhecido Rod Haase. O filme apresentou uma versão da Liga da Justiça, sendo portanto a primeira versão live action da equipe de heróis da DC comics. O clima remetia ao desenho dos Superamigos, com direito à participação da Legião do Mal. Integrando a equipe apareciam a dupla Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward) – do clássico seriado dos anos 60 – ao lado de Canário Negro (Danuta Wesley), Capitão Marvel (Garret Craig), Lanterna Verde (Howard Murphy), Elektron (Alfie Wise), Gavião Negro (Bill Nuckols) e a Caçadora (Barbara Joyce). Infelizmente, esta pérola do gênero não chegou a ser exibida no Brasil na época.

Três Flashes diferentes: Rod Haase, John Wesley Ship e Kenny Johnston

Em 1990, os roteiristas Danny Bilson e Paul De Meo conseguiram fazer uma excelente adaptação do herói na série The Flash para a CBS, com 22 episódios. O ator John Wesley Shipp vive um Barry Allen, perito da Polícia Científica, que ganha os poderes ao ser atingido por um raio e jogado em cima de produtos químicos que aceleram seu metabolismo. Contudo, ele só decide se tornar um super herói depois que seu irmão, o policial Jay Allen (Tim Thomerson). Com a ajuda da bela Dra Tina Magee (Amanda Pays), e sempre assessorado pelo fiel Julio (Alex Dessert), Barry combate o crime e vilões com poderes bizarros, entre eles o Trapaçeiro, vivido por Mark Hamil (Star Wars). O curioso é que a série foi cancelada com uma temporada não por falta de qualidade, mas devido ao altos custos de produção e uma acirrada disputa de horário com séries como The Cosby Show e The Simpsons. Em 1997, a DC Comics tentou emplacar com uma nova série centrada em uma nova versão da Liga da Justiça, com o piloto dirigido por Felix Henriquez Alcala. No filme, Barry Allen foi interpretado por Kenny Johnston, aparecendo ao lado de Lanterna Verde (Matthew Settle), Fogo (Michelle Hurd), Caçador de Marte (David Ogden Stiers), Gelo (Kimberly Oja) e Átomo (Jon Kassir).

Mark Hamil & John Wesley Ship
Amanda Pays & John Wesley Ship

Em 2014 Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns, desenvolveram uma nova série do Flash, estrelada por Grant Gustin (Glee) e relacionado com o universo de heróis iniciada em Arrow (2012 -2020). A série fez algumas mudanças em relação aos quadrinhos. Agora em vez de ser atingido por um raio, Barry é pego pelas ondas de um acelerador de partículas que explode. A série está terminando sua produção este mês depois de nove temporadas bem sucedidas. O ator Grant Gustin conseguiu se estabelecer entre na preferência dos fãs, ao ponto de que muitos expressaram sua preferência por Gustin no lugar do problemático Ezra Miller, que além de estrelas o novo filme, dirigido por Andy Muschietti (It A Coisa), também apareceu como Flash em Batman x Superman A Origem da Justiça (2016) e em Liga da Justiça (2018).

Grant Gustin & John Wesley Shipp

A série foi filmada principalmente em Vancouver, Colúmbia Britânica e Canadá. Outro triunfo dela foi trazer de volta John Wesley Ship, primeiro como Henry Allen, o pai de Barry, e a partir do final da excelente segunda temporada como um velocista de outra terra, usando uniforme parecido com Jay Garrick, o Flash da era de ouro. A série teve seu último episódio exibido em 24 de maio de 2023, totalizando 185 episódios, marcando marca o fim do Arrowverso, que incluía também as séries Lendas do Amanhã (2016-2022) e Supergirl (2015-2021). Um final digno para o personagem, que agora corre nas telonas.

Aguardem breve no CCP um artigo sobre os melhores momentos do Flash nos quadrinhos.

Deixe um comentário