PLAYLIST – DIA DO ROCK

Por Adilson Carvalho

Elvis, Elton John, Freddir Mercury, vários nomes do universo do pop rock já tiveram excelentes filmes. Sendo hoje 13 de julho, o dia do Rock, uma celebração 100% brasileira que começou a se disseminar no País desde 1990, vamos rever alguns bons títulos. A data é especial, sobretudo porque o Brasil é o 13º país que mais escuta rock no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Spotify em 2018. Vamos aos filmes, pois como diz a icônica canção dos Rolling Stones “It’s Only Rock n’Roll but we like it”.

Minha Fama de Mau. Dirigido por Lui Farias, o filme exibe a trajetória do ídolo Erasmo Carlos, bem interpretado por Chay Suede. Somos levados de volta à Tijuca da década de 1960, quando o jovem Erasmo Carlos alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis Presley, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências. Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos, e logo se tornam parceiros e amigos. Disponível na Globo Play.

A Rosa (The Rose). Em 1979, nove anos depois da morte da cantora Janis Joplin, o roteiro biográfico que se chamava “Pearl” (Nome de seu último álbum gravado) caiu nas mãos da estreante Bette Milder, em seu primeiro protagonismo nas telas. A atriz preferiu fazer mudanças no roteiro pois se sentiu pouco à vontade em interpretar Janis com tão pouco tempo de sua morte. Apesar das mudanças a história guarda muito em comum com a vida auto-destrutiva cantora de rock que brilhou em Woodstock. Bette foi indicada ao Oscar e ao BAFTA por sua atuação, sendo premiada com o Golden Globe. O filme não está disponibilizado em nenhum streaming, lamentável já que a atuação de Midler é pungente e hipnótica além de uma voz incrível.

Rocket Man. Extremamente talentoso mas muito tímido, o pianista prodígio Reginald Dwight muda seu nome para Elton John e torna-se uma estrela da música de renome internacional durante os anos 1970. Dirigido por Dexter Fletcher, o filme traz uma excelenete atuação de Taron Egerton (Kingsman), esnobado injustamente pelo Oscar. Rocketman fez sua estreia mundial no Festival de Cannes em 16 de maio de 2019, e premiado internacionamente, levando também o Oscar de melhor canção original para I’m Gonna Love Me Again. Disponível no Star Plus.

A Fera do Rock (Great Balls of Fire). Um dos grandes nomes do rockabilly dos anos 50, Jerry Lee Lewis esboçou pura fúria e ousadia com o hit “Great Balls of Fire” transformando seu piano em uma máquina balançante. Sua uma vida nada convencional causou um tremendo escândalo ao se se casar com sua prima de 13 anos, chegando a merecer o desprezo e a condenação do público. Sua vida virou filme com Dennis Quaid e Winona Ryder (Stranger Things) sob a direção de Jim McBride. Infelizmente, o filme também não estão está disponível no streaming.

The Doors . Em 1991, Val Kilmer surpreendeu ao aparecer com a voz recriada por computador no recente “Top Gun Maverick“. Sua performance como Jim Morrison em “The Doors” (1990) de Oliver Stone foi espiritual replicando até mesmo os maneirismos do cantor, que morreu de overdose aos 27 anos. O filme mostra sua trajetória de sucesso e seu gosto pelas drogas. Ao longo de sua preparação, Kilmer aprendeu cerca de 50 músicas do The Doors, das quais 15 acabaram entrando no filme. Os membros remanescentes da banda chegaram a confundir a voz de Kilmer com a de Morrison tamanha a semelhança vocal. O filme está disponível no Paramount Plus.

Cazuza – O Tempo Não Para. Em 2014 Daniel de Oliveira impressionou ao encarnar Cazuza. O filme mostra sua trajetória profissional e pessoal, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids. Disponível no HBOMAX.

Deixe um comentário