Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
Memória Rádio Vintage: o Biotônico Fontoura

Desenvolvido no longínquo ano de 1910, pelo farmacêutico Cândido Fontoura – para tratar a saúde frágil de sua esposa –, o Biotônico Fontoura deu tão certo que seu criador fundou uma fábrica para produzi-lo em larga escala. De lá para cá, é até difícil imaginar quantas crianças cresceram com o sabor marcante do fortificante a fazer parte de suas lembranças!
Concorrente direto do Elixir Nogueira e da Emulsão Scott (o temido Óleo de Fígado de Bacalhau, que fazia a garotada torcer o nariz), o Biotônico Fontoura teve inúmeras campanhas publicitárias que visavam convencer os pais a respeito dos bons resultados por ele obtidos – os filhos, em geral, apreciavam o seu sabor, qual sommelier apreciando um bom vinho!
São mais de 100 anos deixando a criançada bem nutrida e animada – talvez não mais tão animada, já que desde 2001, por determinação da ANVISA, os 9,5% de álcool etílico (que nas primeiras décadas correspondia a 19,5% da composição) foram retirados de sua fórmula, bem como de qualquer outro produto destinado às crianças. Mas tal mudança não interferiu com o famoso jingle que consagrou o fortificante no final da década de 1970:
“Bê-a-bá, Bê-e-bé, Bê-i-Bi…otônico Fontoura!”
Doces lembranças de bons tempos que não voltam mais – mas o Biotônico ainda está por aí, talvez menos turbinado do que outrora, porém tão saboroso quanto…
* * * * *