Por Adilson Carvalho

Debatemos e defendemos muito o empoderamento feminino na sociedade, e não podemos esquecer a grande pioneira em mostrar a verdadeira força de uma mulher – e isso em plena década de 30. Aviadora, aventureira, exploradora, heroína que fez de seu nome sinônimo de coragem e lenda. Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira da aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulhere, tendo sido a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico.

Esta mulher extraordinária viveu uma vida de aventuras que parecia sair das telas do cinema e assim foi retratada no filme dirigido por Mira Nair, com um orçamento de 40 milhões de dólares, e estrelado pela ótima Hilary Swank (Menina de Ouro). O filme se estende desde 1928, quando chama a atenção por seu destemor e audácia, vindo a realizar marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e tornando-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Em 1937, Amélia se prepara para seu maior desafio: tornar-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo pilotando um avião. Amelia viveu intensamente seus 40 anos, estabeleceu diversos recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.

O filme ainda traz Richard Gere (Uma Linda Mulher) como o escritor e explorador George Putnam, casado com Amelia e Ewan MacGregor (Obi Wan Kenobi) como Gene Vidal, aviador com quem Amelia tem um caso. O triângulo amoroso foi notório na época. O filme recebeu críticas muito negativas com apenas 20 % de aprovação pelo Rotten Tomatoes baseada em 164 criticas. Um score injusto já que apesar de ser uma cinebiografia tradicional, é valorizada pela atuação de Hilary Swank. No mesmo ano a igualmente talentosa Amy Adams também viveu a aviadora no filme Uma Noite no Museu 2. Ambos respeitosas representações de uma mulher que marcou sua época, e de séculos à sua frente.