Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
Relembrando Grandes Nomes do Rádio: Zé Béttio

Marcado por uma locução simples e popular, o sanfoneiro Zé Béttio iniciou sua carreira ao lado de outros músicos, notabilizando-se por apresentações em emissoras como Rádio Cometa e Super Rádio Tupi. E foi numa dessas ocasiões que trocou seu instrumento musical pelos microfones: mais precisamente em uma rádio de Guarulhos, quando assumiu a leitura de anúncios e acabou por agradar os ouvintes.
Contratado pela Rádio Record no início da década de 1970, ajudou a alavancar a audiência nas manhãs da emissora. Com uma linguagem direta e bem humorada, Zé Béttio utilizava jargões durante o seu programa como “Acorda, joga água nele!” e “Olha a hora, gente, olha a hora!”, que caíram no gosto popular. A partir de meados da década de 1980, dividiu seu talento com outras emissoras, como as rádios Capital e Gazeta, mantendo respeitáveis níveis de audiência.
Durante os anos em que esteve no ar, Zé Béttio também apresentou ao grande público artistas como Milionário e José Rico e Chitãozinho e Xororó, na época duplas desconhecidas. Afastado do rádio desde 2009, Zé Béttio faleceu no final de agosto de 2018, aos 92 anos de idade.
* * * * *