BASTIDORES: CURTINDO A VIDA ADOIDADO – DESFILE AO SOM DE TWIST & SHOUT

Por Adilson Carvalho

Vamos nos imaginar passando para o outro lado dos bastidores e descobrir como cenas foram feitas, aquelas inesquecíveis, aquelas que marcam nossa memória afetiva e não resistimos a revê-las. Aquela curiosidade que nos desperta quando imaginamos como deve ter sido estar com a câmera na mão e conseguir capturar em imagem e som aquele momento singular, que entra para a história do cinema, e para nossos sentidos congelados por um breve momento para a eternidade. Voltamos a 1986, cidade de Chicago onde três adolescentes matam aula é passam o dia andando de Ferrari, comendo em restaurante caro indo a jogos e museus, e entre uma conversa fora e outra chegamos ao ápice desta aventura juvenil quando em meio a um desfile sobe o som e a canção Twist & Shout dos Beatles contagia a multidão.

O filme em questão, todos já sabem, é Curtindo a vida Adoidado (Ferris Bueler Day Off) de John Hughes e os três jovens são Mathew Broderick, Mia Sara e Alan Ruck. Uma das reprises mais deliciosas da Sessão da Tarde. Impossível assistir a cena e não se sentir compelido a sair dançando e cantando a icônica canção imortalizada pelos Beatles, mas não composta por Lennon & McCartney.

A cena foi gravada em dois dias sendo que o primeiro foi durante um desfile real, o German-Américan Steuben Parade que é realizado em várias cidades americanas como uma homenagem ao Barão Friedrich von Steuben, um general alemão que ajudou George Washington durante a Guerra de Independência. O primeiro dia de filmagem foi feito sem aviso prévio aos transeuntes. No final de semana seguinte, Hughes recriou parte do desfile em locação, anunciando nas rádios locais que os moradores que desejassem comparecessem como figurantes, e o resultado foi que 10 mil pessoas apareceram. As cenas em que operários de construção e limpadores de janela começam a dançar não estavam no roteiro e Hughes tratou de registrar a espontaneidade das pessoas. Incluindo a sequência da escada com as pessoas agrupadas e dançando como Michael Jackson foi ocasional e movida por pura empolgação. Quem não gostou nada foram os Beatles que, segundo reza a lenda, não gostaram do acréscimo de instrumentos de sopro à execução da faixa Twist & Shout, cujos direitos foram cedidos pela gravadora EMI por US$ 100 mil, sendo executada em playback por Mathew Broderick.

A coreografia de Ferris que, antes de Twist and Shout, canta Danke Shoen foi criada por Kenny Ortega, que anos mais tarde dirigiria High School Musical (2005) e Descendentes (2014). Hughes, no entanto, deixou Broderick à vontade para improvisar até porque antes de filmar a sequência, Matthew machucou o joelho fazendo a cena em que corre pela vizinhança e salta pelo quintal do vizinho. Em 2016, em celebração dos 30 anos do filme, a cidade de Chicago recriou a sequência do desfile tal qual mostrada no filme. Sem dúvida, um dos momentos mais empolgantes do filme, e que será sempre lembrado. Como o próprio ator afirmou em entrevista “Entendi como se sente um astro do Rock” … Salve Ferris !!!! Abaixo assista a cena:

Deixe um comentário