PARABENS STEVE MARTIN 78 ANOS

Por Adilson Carvalho

Ator, comediante, produtor, mágico, escritor, dramaturgo, dublador, músico e compositor americano, Stephen Glenn Martin nasceu em 14 de agosto de 1945, em Waco, no Texas. Foi estudante de filosofia na California State University em Long Beach, e tempos depois fez carreira na TV americana, onde participou do popular programa Saturday Night Live. Com a oportunidade de fazer cinema, em 1978 estreou o filme O Panaca (The Jerk), do diretor Carl Reiner, onde interpretava um jovem branco extremamente tapado e inocente, que fora adotado por uma família negra e não sabia disso até que lhe contaram, já adulto. Com a popularidade obtida no filme, ele e o diretor Reiner firmaram uma parceria de sucesso, realizando várias comédias em estilo non sense, inclusive Cliente morto não paga (1982) e Um Espírito Baixou em Mim (1984), que lhe tornariam uma estrela internacional do cinema e um talento reconhecido após a indicação ao Globo de Ouro como melhor ator por esse filme. Uma semana depois da estreia da nova temporada de Only Murders in the Building, celebramos seu aniversário e vamos ver algumas curiosidades de sua carreira.

O primeiro emprego de Martin durou três anos (1955-1958) e foi na Disneylândia, vendendo guias de viagem nos finais de semana e em período integral durante as férias de verão escolar. Enquanto trabalhava na Disneylândia, ele foi filmado ao fundo, nas gravações do curta-metragem Disneyland Dream, tornando-se essa a primeira aparição de Martin no cinema.

Disse certa vez que seu filme favorito é Antes Só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains & Automobiles) de 1987, escrito e dirigido por John Hughes. O filme traz Martin dividindo a cena com o amigo John Candy, de seus tempos no Saturday Night LIve. Quando Candy faleceu em 1994, Steve Martin passou por alguns meses de profunda depressão.

Apresentou o Oscar três vezes em 2001, 2003 e 2010 e até hoje é considerado um dos melhores mestres de cerimônia da história do Oscar.

Deixe um comentário