Por Adilson Carvalho

A primeira adaptação das Tartarugas Ninja para live action foi dirigido por Steve Barron, trazia Josh Pais (Raphael), David Forman ( Leonardo), Michelan Sisti (Michelangelo), Leif Tilden (Donatello), James Saito (Destruidor), Kevin Clash (Mestre Splinter), Judith Hoag (April O’Neil) e Elias Koteas (Casey Jones).Vários elementos da história foram retirados da animação da TV, extremamente popular na época. Os designs das roupas de tartaruga foram feitos pela Jim Henson Creature Shop, um dos últimos trabalhos de Jim Henson (Muppets) antes de sua morte pouco depois da estreia do filme em março de 1990. Todos os quatro atores que interpretam as tartarugas também tiveram aparições rápidas no filme: David Forman (Leonardo) como um membro de gang, Michelan Sisti (Michaelangelo) como entregador de pizza, Leif Tilden (Donatello) como um mensageiro e Josh Pais (Raphael) como passageiro em um taxi, sendo este o único ator a interpretar uma tartaruga e a fazer também a dublagem de sua voz. A voz de Donatello, por exemplo, foi feita pelo ex Goonie Corey Feldman. Depois de ser atacada por trombadinhas, a repórter April O’Neil (Judith Hoag) é salva por tartarugas mutantes, que passaram a se dedicar a combater o crime desde que foram contaminadas por uma substância radioativa nos esgotos de Nova York e se tornarem guerreiros após serem treinados pelo mestre Splinter. Aliadas a Casey Jones (Elias Koteas), elas combatem a organização Foot, que lança uma onda de crimes na cidade sob o comando do perigoso Destruidor.

Um ano depois veio a sequência As Tartarugas Ninjas – O Segredo do Oose, dirigido por Michael Pressman e Terry Leonard. As quatro Tartarugas e o Mestre Splinter enfrentam um novo desafio: conhecer a sua verdadeira origem. Eles se deparam com o Ooze (Líquido Radioativo Mutagênico), criado pela Empresa Tecno Global. O Ooze foi responsável pela transformação mutante das Tartarugas e Splinter. O Destruidor que todos pensavam estar morto ressurge e levanta novamente o Clã do Pé. Ele só pensa em se vingar das Tartarugas, por isso ordena aos seus ninjas que roube a última cápsula do Ooze no laboratório da Tecno Global. Ele obriga o Prof: Jordan Perry a usar o Ooze na criação de dois novos mutantes: Tokka e Rahzar. As Tartarugas partem então na luta contra esses novos inimigos contando com a ajuda de Keno (um jovem lutador de artes marciais), e a amiga repórter April O’Neil, com o objetivo de derrotar novamente o Destruidor e seu Clã.

Em 1993 a trilogia se encerra com As Tartarugas Ninjas 3, dirigido por Stuart Gillard. Após April comprar um cetro que tem poderes mágicos ela acaba criando uma linha temporal com um príncipe do Japão feudal, e acabam trocando de época, Agora Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo devem voltar ao passado para buscar April e Salvar a cidade do passado de uma guerra. Demorou quase 20 anos para uma nova tentativa de live action. O filme Tartarugas Ninjas (2014) teve o quarteto feito em CGI e Megan Fox como April. O filme foi anunciado pouco antes de Peter Laird vender os direitos da franquia para a Nickelodeon em 2009, e co-produzido pela Nickelodeon Movies com a Platinum Dunes, companhia de Michael Bay. O filme funciona como um reboot com direito a uma serenata de Mikey a April, com a canção Happy Together, da banda de rock dos anos 60, The Turtles. A bilheteria razoável garantiu a sequência As Tartarugas Ninjas Fora das Sombras (2016), que se passa 2 anos após os acontecimentos do primeiro filme. No filme as Tartarugas entram em conflito com o Dr. Baxter Stockman, o Foot Clan e o regresso do seu arqui-inimigo, Destruidor. O resultado da bilheteria, no entanto, foi fraco demais e enterrou a continuidade da franquia, que retorna agora em animação, e quem sabe em breve em nova tentativa de live action.