Por Adilson Carvalho
Feriado de sete de setembro recheado de estreias no cinema. Voltando à franquia Invocação do Mal temos a sequência A Freira 2. O cinema nacional traz as estreias de Ângela (com Ísis Valverde) que trata de feminicídio e adapta um fato real que abalou a opinião pública no passado. A comédia Tire 5 Cartas traz a maravilhosa Lília Cabral e ainda temos animação e adaptação literária de R. J. Palácio. Vamos às resenhas:

A Freira 2 (The Nun 2) EUA 23. DIR: Michael Chaves. Com Taissa Farmiga, Anna Popplewell, Strom Reid, Terror.

Nono filme da franquia Invocação do Mal, o filme é sequência de A Freira (2018), também estrelado por Taissa Farmiga (irmã mais nova de Vera Farmiga). Na França de 1956, um padre é misteriosamente assassinado e parece que um mal está se espalhando por toda parte. Por isso, a corajosa Irmã Irene (Taissa Farmiga) terá que lutar contra as forças obscuras, ficando cara a cara novamente com a entidade demoníaca o Valak, que tem a forma assustadora de uma freira propositalmente.
A Fada do Dente (My Fairy Troublemaker) ALEM 23. Dir: Caroline Origer. Com Jella Haase, Lisa-Marie Koroll, Julian Mau. Animação.

Violetta é uma fada curiosa e determinada, mas totalmente perdida em suas próprias magias. Dessa forma, ela se confunde e acaba ficando presa no mundo dos humanos. Para voltar ao mundo das fadas, ela se une a Maxie, uma garota de 12 anos que está passando por uma fase complicada, e assim descobre seu verdadeiro destino e propósito.
Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário (White Bird – A Wonder Story). EUA 23. Dir: Marc Forster. Com Bryce Gheisar, Ariella Glaser, Gillian Anderson, Helen Mirren. Drama.

Do mesmo universo que Extraordinário, também de R.J.Palácio, o filme mostra o garoto Julian (Bryce Gheisar) ainda enfrentando as consequências após ser expulso de uma escola por ofender Auggie Pullman. Para provocar uma reflexão, sua avó (Helen Mirren) decide contar uma história de sua própria juventude, quando precisou de coragem para sobreviver contra os nazistas. Ela recebeu ajuda de um colega pertencente à uma família francesa, que escolheu ser gentil nos tempos sombrios.
ÂNGELA . Bra 23. Dir: Hugo Prata. Com Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Bianca Bin, Emilio Orciollo Neto. Drama Criminal.

Baseado em fatos reais, conta a história de vida e morte de Ângela Diniz (Valverde), uma socialite brasileira que conheceu um homem chamado Raul Street (Nunes), por quem logo se apaixonou. Em quatro meses de namoro, o casal largou tudo para reconstruir suas vidas na praia. Porém, nesse relacionamento marcado por violência doméstica, Ângela foi assassinada pelo companheiro após uma discussão, se tornando um dos casos de feminicídio de maior notoriedade do Brasil.
Tire 5 Cartas. BRA 23. Dir: Com Lilia Cabral, Stepan Nercesian, Guilherme Piva, Gabriel Godoy, Guilia Bertolli. Comédia.

Fátima (Cabral) é uma mulher de 60 anos que vive no Rio de Janeiro. Ela deixou São Luís, no Maranhão, em busca de uma carreira de cantora na cidade maravilhosa. Porém, esse sonho nunca se tornou realidade e Fátima decidiu ser taróloga para pagar as contas de casa. Suas previsões não são nada precisas, então ela enrola as pessoas com a ajuda do marido, Lindoval (Nercessian), fazendo ele descobrir mais detalhes sobre a vida dos clientes nas redes sociais. Porém, suas vidas viram do avesso quando um anel roubado cruza o caminho de Fátima. Ela decide ficar com a joia e juntos eles fogem de volta para São Luiz, tentando despistar os bandidos.