Por Adilson Carvalho
O terceiro filme dos Vingadores, e 19º filme do Universo Cinematográfico Marvel, foi lançado em abril de 2018 no rastro dos eventos de Capitão América Guerra Civil. Os diretores Anthony e Joe Russo assumem o comando preparando o terreno para o confronto final com Thanos.

Com a decisão de encerrar em um quarto filme, os irmãos Russo fazem de Guerra Infinita o primeiro round desta luta decisiva iniciada em Homem de Ferro (2008). Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes, uma cisão que enfraquece o poder de fogo da equipe. Depois dos eventos de Thor Ragnarok (2017), Thor, Loki e Hulk se acham impotentes para impedí-los Thor, Loki e Hulk são impotentes para impedi-los. Quando Hulk cai no Sanctum Sanctorum, em Nova Iorque, reverte à forma de Bruce Banner, e avisa ao Dr. Estranho sobre a chegada iminente de Thanos e seu plano para destruir metade do universo. Estranho contata Tony Stark em seguida, e o informa sobre Thanos e as Joias do Infinito, enfrentando em seguida os arautos de Thanos. Depois de uma batalha incluindo Peter Parker, Strange; Stark e Parker perseguem a espaçonave de Ébano enquanto Wong permanece para proteger o santuário. A batalha se divide em dois campos. Enquanto Stark, Strange e Peter Parker vão ao espaço, Banner entra em contato com Steve Rogers e sua equipe foragida depois dos eventos de Capitão América Guerra Civil (2016).

Vingadores Guerra Infinita arrecadou 678,8 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá, e 1,370 bilhão de dólares em outros territórios, para um total mundial de 2,048 bilhões de dólares, tornando-se o quarto filme de maior bilheteria de todos os tempos — atualmente, o quinto. Nos bastidores, Tom Holland foi proibido de dar qualquer spoiler durante as filmagens, depois de ter feito isso em Homem Aranha De Volta ao Lar (2017). Mark Ruffalo chegou a receber um script fake devido ao seu hábito de fazer o mesmo. O visual de Steve Rogers, que abandonou seu papel de Capitão América, foi um atrativo para os fãs de quadrinhos já que seu novo uniforme mantem elementos que lembram as duas ocasiões em que isso também ocorreu nos quadrinhos.

Nos anos 70, Steve Rogers criou a identidade de Nômade depois da saga do Império Secreto (Steve Englehart / Sal Buscema) e no final dos anos 80 chegou a adotar apenas o nome de Capitão quando o governo o destituiu do cargo. Outro atrativo para os fãs foi o encontro em cena de Robert Downey Jr e Benedict Cumberbatch, ambos intérpretes de Sherlock Holmes. Os Irmãos Russo preferiram evitar a piada óbvia do assunto, e também desistiram da ideia inicial de inserir a Capitã Marvel (Brie Larson) no filme, deixando sua estreia para um filme solo realizada entre os eventos deste e do derradeiro Vingadores Fim de Jogo (2019) que encerraria a formação original da equipe.