Por Adilson Carvalho

Encerrando o mês de comemoração dos 60 anos dos Vingadores, vamos relembrar o útimo filme da equipe, Vingadores Ultimato (Avengers Endgame) de 2019. 23 dias após Thanos ter matado metade de toda a vida no universo, Carol Danvers (Brie Larson) resgata Tony Stark ( Robert Downey Jr) e Nebulosa (Karen Gilliam) do espaço. Com o reaparecimento do Homem Formiga (Paul Rudd), que estava isolado no universo quântico, eles se reúnem com os Vingadores restantes — Bruce Banner (Mark Ruffalo), Steve Rogers (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jemery Renner), Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e James Rhodes (Don Cheadle) — e Rocket (Bradley Cooper) na Terra. A longa luta que se segue se inicia com um plano de viagem no tempo para recoletar todas as jóias do infinito antes que estas fossem parar na manopla do infinito. O último filme a reunir a formação original dos Vingadores no MCU é também o filme mais longo do estúdio com 3 horas e 1 minuto de duração, dirigidos novamente pelos irmãos Anthony & Joe Russo. Como forma de evitar spoilers antes de seu lançamento, somente Robert Downey Jr teve acesso ao script oficial completo. A expectativa em torno do filme era gigantesca com a ambiciosa missão de ser o fim da jornada para vários atores, a começar para o Homem de Ferro de Robert Downey Jr, a Viuva Negra de Scarlett Johansson (que ainda teve depois um filme solo inserido em cronologia reversa) e o Capitão América de Chris Evans. O filme precisava ser um epílogo à altura para todo o MCU iniciado em 2008, reunindo praticamente mais de 100 personagens recorrentes em todos os filmes do MCU.

Como sempre, vem a experctativa pela presença marcante de Stan Lee (1925/2018), que fez em Vingadores Ultimato sua última aparição com um visual anos 70 e rejuvenescido digitalmente. Esta foi a última participação do quadrinhista em um filme antes de seu falecimento Outra aparição especial foi a do roteirista Jim Starlin (o criador de Thanos), que surge nas telas por volta dos primeiros 21 minutos de projeção, como um homem (calvo e com cavanhaque) no grupo de apoio aos sobreviventes do estalo de Thanos. Joe Russo, co diretor do filme, também faz uma aparição na cena do grupo de apoio como um dos palestrantes.

Em apenas cinco dias, o nfilme dos Irmãos Russo bateu a marca de US$ 1 bilhão de arrecadação e após 13 semanas de exibição, quebrou o recorde de maior bilheteria de de Titanic (1998) e Avatar (2009). O impacto emocional do sacrif´cio de personagens queridos para conquistar a vitória e derrotar Thanos, tendo em jogo, a própria realidade, o clima de despedida e a batalha monumental que se segue fez deste um filme definitivamente marcante, para os fãs de quadrinhos em especial, e para toidos que acompanharam a evolução de uma história sem precendentes em termos de adaptação de quadrinhos. Resumindo tudo no brado que nos acompanha quando tudo parece perdido “Avante Vingadores!“