Por Adilson Carvalho
Nos anos 80 as noites de sexta feira eram muito divertidas no horário nobre da TV, era quando o SBT exibia uma série sobre quatro soldados da fortuna, que fugiam da perseguição do exército tendo sido incriminados durante a guerra do Vietnã. O quarteto estava sempre disposto a ajudar quem precisasse de seus serviços e se tornaram quase uma lenda urbana pois se alguém estivesse desamparado, e ninguém pudesse ajudar de acordo com a lei, então bastava chamar o Esquadrão Classe A (The A Team).

Apesar da pancadaria, tiro e explosões, não havia violência nas cenas de ação da série, que se assemelhava muito a um desenho animado, principalmente pela personalidade de seus personagens, começando com o estilo audacioso e cínico do líder, o Coronel John Hannibal Smith, interpretado pelo veterano George Peppard, de Bonequinha de Luxo. Hábil em se disfarçar, Hannibal era esperto como uma raposa, e sempre com um plano mirabolante para vencer no final ao que dizia “Adoro quando um plano dá certo“. Já o Tenente Templeton Peck fazia juz ao seu apelido “Cara de Pau” pois além de grande arranjador do grupo, levava qualquer um no papo, além de ser incorrigível mulherengo. O personagem foi vivido pelo ator Dirk Benedict, que no final dos anos 70 integrou o elenco da clássica Galáctica, na qual viveu o Tenente (também mulherengo) Starbuck, além do clássico dos filmes B O Homem Cobra (1972). O terceiro membro do grupo era o divertido louco e furioso Murdock, que se passava por maluco, internado no hospício. Era extremamente hilário quando Murdock tratava de um cão imaginário, ou assumia uma personalidade diferente como um chefe de cozinha, pintor ou super herói, o Capitão Táxi.

Apesar de toda a irreverência, Murdock era piloto e valioso membro da equipe, salvando-a diversas vezes de ser capturada e morta. O personagem ficou com o ator Dwight Schultz, que uma década depois integraria o elenco de Star Trek A Nova Geração como o Tenente Barclay. O último membro da equipe acabou se tornando o mais popular entre os fãs, o Sargento Bosco Baracus, alcunhado B.A (Bar Attitude). O personagem, de Mr. T, o Clubber Lang de Rocky III, era marrento, mal humorado e forte como um touro, além de um engenhoso mecânico. Ainda assim, B.A era um homem gentil com as crianças, e morria de medo de voar. Quando era necessário uma missão que se deslocassem de avião, o único jeito era drogar o grandalhão que não dispensava um copo de leite para se acalmar.

Os episódios seguiam uma fórmula fixa com o esquadrão sendo contatado por alguém invariavelmente ameaçado por um grande vilão, que podia ser um político corrupto, um empresário inescrupuloso ou uma empresa cruel. O Esquadrão A intervêm e depois de muito tiro, porrada e bomba resolve o caso enquanto fogem da perseguição do exército. Foram 5 temporadas, produzidas pela NBC, de Janeiro de 1983 a Março de 1987. Nas duas primeiras temporadas ainda aparecia Amy Allen (Melinda Culea), uma repórter investigativa que se junta ao grupo. Na quinta e última a equipe ganha o reforço do Sr. Santana, vivido pelo ator Eddie Velez, o agente Gomes de As Branquelas além do General Stockwell (Robert Vaughn), que passa a direcionar as missões do esquadrão, depois de capturá-los. Entre as várias participações especiais na série estavam Della Reese (como a mãe de B.A), John Saxon, o lutador Hulk Hogan e o cantor Boy George.

Nos bastidores da série, criada por Stephen J. Cannell (prolífico escritor de Tv dos anos 80), o clima não era muito harmonioso já que George Peppard e Mr. T não se entendiam. O intérprete de Hannibal não aceitava que, sendo ator veterano, perdesse o foco maior da série para figura popular de Mr. T, ex leão de chácara. que galgava os degraus da fama. Robert Vaughn, que era amigo pessoal de George Peppard, disse certa vez que George estava sempre reclamando de Mr.T. Foi inclusive Peppard quem fez de tudo para que a personagem de Melinda Culea fosse dispensada da série, por dizer que ela não tinha função na história. Após 5 temporadas, a série foi cancelada devido à previsibilidade dos roteiros e a concorrência de outros programas. No Brasil, o SBT exibiu a série integralmente com altos índices de audiência, sendo tempos depois reprisada pela Globo. Já lançada em DVD no Brasil, a última vez que a série foi exibida pela TV foi no TCM por volta de 2003. Em 2010, foi realizado uma refilmagem para o cinema com Liam Neeson, Bradley Cooper, Sharlto Copley e Quinton Jackson. Com a morte de George Peppard em 1994 por complicações respiratórias, Dirk Benedict e Dwight Schultz fizeram participação especial, mas não Mr. T, que declarou na época que não aceitaria outro papel que não fosse de B. A. De fato, inigualável, tonto !!!