Por Adilson Carvalho

Um ator não interpreta somente com as palavras, mas com todo seu corpo e principalmente com os olhos. Hugh Jackman, nascido em 12 de outubro de 1968 é expressivo e talentoso, capaz de se conectar com o público com a versatilidade que o faz ser um super herói ou um homem comum, que o faz brigar em cena ou cantar e dançar. Comemoramos então o aniversário deste grande ator, que a quem a Academia está devendo um Oscar há muito tempo.
X Men (2000). O papel que pôs o nome de Hugh Jackman no mapa de Hollywood lhe foi oferecido depois da desistência de Dougray Scott, inicialmente escalado, mas impossibilitado por seu compromisso com as filmagens de Missão Impossível 2. Quando Logan é apresentado à equipe, o ator improvisou a fala em que pergunta a Charles Xavier (Patrick Stewart) “Como te chamam? Rodas ?“. O ator também se preparou arduamente para a parte física da atuação, tomando banhos gelados toda manhã por volta das 5 horas, antes de ir ao estúdio começar a filmar. Hugh sentia vontade de gritar e rosnar toda manhã mas não o fazia para não assustar sua esposa. Com essa mentalidade ele interpretou o papel de Wolverine, como alguém que a todo momento precisa conter sua fúria. O ator viveu Logan em 10 filmes ao todo, com uma 11ª garantida no vindouro Deadpool 3 (2024). Disponível no Disney Plus.

Van Helsing – O caçador de Monstros (2004). De herói mutante a caçador de monstros, Hugh Jackman viveu o papel de Van Helsing, contracenando com Kate Beckinsale no filme dirigido por Stephen Sommers. O filme não é muito bom, mas a presença de Jackman valoriza a narrativa, que claro destoa completamente das páginas de Bram Stoker onde o personagem nasceu. O ator ainda faria a voz de Van Helsing em um video game lançado pouco depois. Quatro anos depois ele e David Wenham (Carl) voltaram a contracenar juntos em Australia (2006). Disponível no Globoplay.

Australia (2008). Nascido em Sidney, Australia, Hugh Jackman filmou este belo romance ao lado de Nicole Kidman. A atriz salvou a vida do ator ao perceber que um escorpião estava em sua perna. Nicole usou seu chapéu para tirar o aracnídeo venenoso da perna de Hugh, o levou para a mata e o soltou, sendo aplaudida ao dizer “O lugar do escorpião certamente não é na perna de Hugh, mas não tenho o direito de tirar a vida de uma criatura que cumpre seu propósito no mundo“. Disponível no FilmBox +.

O Grande Truque (2006). Imagina o encontro em cena de Wolverine e Batman? Foi esta a sensação quando Hugh Jackman co estrelou com Christian Bale no excelente O Grande Truque (The Prestige) de Christopher Nolan sobre dois ilusionistas rivais. Em cena temos também Hugh Jackman com Scarlett Johansson, ambos heróis do Universo Marvel. Disponível na HBOMAX.

Os Miseráveis (2012). Brilhante atuação de Jackman como Paul Valjean na adaptação da obra de Victor Hugo dirigida por Tom Hopper. Embora o filme tenha levado três Oscars (Melhor atriz para Anne Hathaway, melhor edição de som e melhor maquiagem), Hugh Jackman foi indicado mas perdeu para Daniel Day Lewis em Lincoln. Mas um papel de extrema dedicação para o ator que perdeu peso e ainda ficou 36 horas sem beber água para produzir a aparência de um prisioneiro. Ao final das filmagens o ator comprou um bilhete da loteria para cada um dos figurantes que trabalhou no filme como forma de agradecimento. Disponivel no HBOMAX.

O Rei do Show (2017). O papel de P.T Barnum foi o projeto dos sonhos de Hugh Jackman, tirando dinheiro do próprio bolso para produzir. O ator chegou a ler mais de 20 livros sobre Barnum para se preparar para o papel ao longo de 9 anos de desenvolvimento. O ator recebeu recomendação médica para não cantar no filme devido a uma cirurgia no nariz para remoção de um câncer. O ator não se conteve e fez a cena, sendo socorrido depois no set quando seu nariz começou a sangrar. Disponível no Star Plus.
