Por Adilson Carvalho

Um dos filmes mais assustadores do gênero saiu do livro de William Peter Blatty (1928-2017) publicado em 1971 e adaptado ao cinema em 1973. O Exorcista traz a história da atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn), que percebe dramáticas e perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). A menina tem uma convulsão e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e grande força, além de falar palavrões e blasfêmias com uma voz demoníaca feminina. Em desespero, Chris consulta o padre Karras (Jason Miller), uma vez que ele, além de padre, é psiquiatra. Durante o período em que este observa Regan, ela constantemente refere-se a si própria como o demônio. Karras inicialmente acredita que a menina sofre de psicose, até que é convencido de possessão demoníaca, o que o leva a pedir ajuda ao padre Merrin (Max Von Sydow), um exorcista experiente, para juntos espantarem o espírito maligno que ocupa o corpo de Regan. Apesar do diretor William Friedkin (1935-2023) ter evitado falar sobre os aspectos fatuais do filmei, a história é inspirada por um exorcismo realizado em um jovem de Cottage City, Maryland, em 1949 pelo padre jesuíta William S. Bowdern, que anteriormente tinha ensinado em ambas Universidade de St. Louis e St. Louis University High School. Além de imensa polêmica envolvendo o filme, foram vários os relatos de acontecimentos estranhos durante e após as filmagens. A primeira foi com o ator Max von Sydow, que era o padre Merrin, que durante as filmagens descobriu que o seu irmão morreu. A seguinte foi quando uma esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. Durante as gravações, o conjunto de filmagens pegou fogo de forma misteriosa. E curiosamente, apenas o quarto da personagem da Linda Blair (Regan) não foi atingido. Uma outra foi a morte do ator Jack MacGowran, que interpretou o padre Dennings e que a sua personagem morreu quando caiu abaixo pelas escadas de um beco. Na vida real, uma semana depois após o lançamento do filme, o ator faleceu devido a uma gripe.

Em 1977, veio a continuação O Exorcista II O Herege, dirigido por John Boorman (Excalibur A Espada do Poder). Quatro anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan MacNeil, novamente vivida por Linda Blair, vive agora em Nova Iorque, sem lembrança dos acontecimentos do passado. Entretanto, ela volta a ouvir vozes e ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, tenta se curar, mas só mesmo com a ajuda de um exorcista poderá afastar de vez o demônio. Outro retorno foi do padre Merrin (Max Von Sydow) além da entrada de Richard Burton, James Earl Jones, Paul Henreid e Louise Fletcher.

O próprio William Peter Blatty roteirizou e dirigiu O Exrocista III (1990), que se passa exatos quinze anos após a possessão da garota Regan. A cidade de Georgetown é assolada então por uma série de assassinatos envolvendo religião. O cético tenente William Kinderman (George C. Scott) é designado para investigar os assassinatos. Aos poucos, Kinderman descobre a relação entre os crimes e o assassino Vernamon (Brad Dourif), conhecido como “Assassino dos Gémeos”, que foi executado no mesmo dia do exorcismo de Regan. Contando com a ajuda do padre Joseph Dyer (Ed Flanders), velho amigo do Padre Karras, Kinderman acredita então que a chave de todo o mistério reside num hospital psiquiátrico onde está internado um paciente sem memória que se assemelha fisicamente ao Padre Karras (Jason Miller) mas cuja mentalidade relembra a do assassino Vernamon. E assim mais uma vez será necessário recorrer ao exorcismo para erradicar o mal. O filme foi um fracasso tendo recebido uma indicação ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Ator para George C. Scott.

Não teve melhor sorte o próximo filme, o derradeiro O Exorcista O Início (2004) que tenta fazer um reboot se concentrando cronologicamente no passado do padre Merrin, agora vivido pelo sueco Stellan Skargard (Mamma Mia). Este é levado por suas experiências na Segunda Guerra Mundial a renunciar à fé e começa a trabalhar como um arqueólogo. Ele viaja ao Quênia, onde uma igreja bizantina do século V mantém relíquias antigas e encontra Sarah (Izabella Scorupco), uma médica e sobrevivente de um campo de concentração. As ocorrências estranhas que se sucedem o reúnem com o mal do qual tentou escapar. Foi a última incursão na franquia até agora com o reboot de David Gordon Green O Exorcista O Devoto, que promete uma trilogia nova.