13 PAPEIS MARCANTES DE MICHAEL CAINE

Por Adilson Carvalho

Com o anuncio da aposentadoria de Michael Caine, vamos rever algumas de suas melhores atuações, atravessando 5 décadas de dedicação à sétima arte.

#1. Harry Palmer (O Arquivo Ipcress – 1965 / Funeral em Berlim – 1966 / O Cérebro de Um Bilhão de Dólares – 1967). O agente secreto Harry Palmer, criado nos livros de Len Deighton, é um espião cerebral, sem glamour, oposto de James Bond. Oficial de inteligência, Palmer foi vivido por Michael Caine em três adaptações literárias, no início de sua carreira. Nos anos 90, o ator voltou a viver o espião em dois filmes feitos para a TV Bullet to Beijing (1995) e Midnight in Saint Petersburg (1996).

#2. Peachy Carnahan (O Homem Que Queria Ser Rei – 1975). Caine interpreta um ex soldado britânico que, juntamente com um amigo (Sean Connery), decide abandonar o exército para realizar uma viagem ao Kafiristão e se tornarem reis de suas próprias terras. O filme é baseado em um conto do imortal Rudyard Kipling.

#3. Dr. Robert Elliot (Vestida Para Matar-1980). O ator interpreta o Dr. Robert Elliott, envolvido no crime de um psicopata que atacar as mulheres de sua vida usando uma navalha roubada de seu consultório, e o envolve num mundo de escusos e perturbadores desejos. O ator tem uma atuação contida e sutil, imprimindo na tela grande impacto à medida que a narrativa se desenrola.

Com Barbara Hershey em Hannah & Suas Irmãs

#4. Dr. Frank Bryant (A Educação de Rita – 1983). O melhor papel de Michael Caine, nas palavras do próprio. O ator interpreta um professor beberrão que ajuda uma jovem cabelereira (Julie Walters) que deseja terminar sua educação formal. A mudança no comportamento da jovem provoca mudanças em ambos. Foi a terceira indicação ao Oscar do ator, que havia recebido a nomeação antes por Alfie (1966) e Jogo Mortal (1972).

#5. Elliot (Hannah & Suas Irmãs -1986). O primeiro Oscar de melhor ator, na categoria coadjuvante, foi recebido por seu papel do inseguro Elliot neste filme de Woody Allen. Seu papel acaba se tornando pivô de um conflito familiar entre as irmãs Hannah (Mia Farrow) e Lee (Barbara Hershey).

#7. Sherlock Holmes (Sherlock & Eu – 1988). Hilária paródia do personagem de Conan Doyle imagina que Dr. Watson (Ben Kingsley) é o verdadeiro gênio da investigação criminal enquanto Sherlock Holmes não passa de um mulherengo, bêbado e sem noção frustrado por não ter feito sucesso como ator. Embora pouco conhecido em sua filmografia, é uma divertida mistura de ação e comédia.

Com Gleanne Headley e Steve Martin em Os Safados

#8. Lawrence Jamieson (Os Safados – 1988). O personagem do ator é um trambiqueiro estiloso, sofisticado que arranca dinheiro de mulheres ricas. Reinando absoluto na fictícia Beaumont-Sur-Mer na Riviera Francesa até a chegada do malandrão Freddy Benson (Steve Martin). A princípio aliados nos golpes, logo começam a rivalizar a atenção de rica herdeira (Gleanne Headley). A sequência em que Caine se faz passar pelo renomado Dr. Emil Shuffhausen é tão hilária quando Freddy bancando o retardado Ruprecht, cada um querendo se dar melhor no golpe. Fantástico.

#9. Dr.Willbur Larch (Regras da Vida – 1999). Seu segundo Oscar, novamente como ator coadjuvante, veio no papel de diretor de um orfanato que usou de métodos questionáveis para conseguir seus objetivos, misturando trambicagem com paternalismo para cuidar de crianças. Foi também um dos primeiros filmes a chamar a atenção para o talentoso Tobey Maguire, antes que este fosse escolhido como Homem Aranha.

#10. Nigel Powers (Austin Powers & O Homem do Membro de Ouro – 2001). Terceiro filme da franquia Austin Powers. O próprio Mike Myers escolheu Michael Caine como seu pai, e se inspirou nele para compor seu espião sedutor com seu “mojo”.

#11. Alfred Pennyworth (Batman Begins – 2005 / Batman o Cavaleiro das Trevas – 2008 / Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge – 2010). Caine atuou sob a batuta de Christopher Nolan em um total de 8 vezes, começando como o mordomo Alfred Pennyworth, braço direito de Batman / Bruce Wayne (Christian Bale). A trilogia de Nolan fez de Michael Caine um nome reconhecível para uma nova geração.

Com Christian Bale em Batman Begins

#12. Arthur Tressler (Truque de Mestre – 2013 / Truque de Mestre 2 – 2016). De patrocinador a grande vilão dos quatro cavalheiros do apocalipse, um grupo de ilusionistas, que encanta o público com suas mágicas enquanto roubam bancos e aplicam outros golpes. O agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) está determinado a capturá-los e conta com a ajuda de Alma Vargas (Melaine Laurent), uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos. Ganhou sequência pouco tempo depois com Michael retornando como pai do vilão vivido por Daniel Radcliffe.

#13. Alexander Anderson (Viagem 2 A Ilha Misteriosa – 2012). Michael interpreta o avô de Sean Anderson (Josh Hutcherson), que vive isolado na ilha misteriosa do título, e que vem a ser na verdade a Atlântida. Aventureiro e piadista, Alexander vive se estranhando com Hank (Dwayne Johnson), mas se unem no final para fugir do lugar, que está afundando. O filme termina com uma promessa não cumprida de sequência com viagem à lua e Michael perguntando “Ora, vamos, aplaudam. Quem topa a aventura ?

Michael certamente merece nossas palmas.

Deixe um comentário