Coração Satânico: a Obra de William Hjortsberg Segundo Alan Parker
por Sérgio Cortêz

Se você tem medo de bruxaria, cultos de vodu ou não demonstra nenhum interesse por galinhas sacrificadas, indubitavelmente “Coração Satânico” (Angel Heart) tem pouquíssimas chances de tornar-se o filme da sua vida. Mas se o leitor do CCP é do tipo que não dispensa uma boa dose de suspense associada a situações sinistras banhadas a sangue, então não pode deixar de conferir esta clássica película. Dirigido por Alan Parker e lançado em 1987, “Coração Satânico” foi estrelado por Mickey Rourke (numa das melhores performances de sua carreira), Robert DeNiro e pela bela Lisa Bonet (que esbanjou sensualidade no papel de Epiphania Proudfoot).
* O Filme

Baseado no romance “Falling Angel”, de Willian Hjortsberg, “Coração Satânico” nos mostra a bizarra investigação do detetive particular Harry Angel (Rourke), que buscava descobrir o paradeiro do crooner de jazz Jonny Favorite, cujo “chá de sumiço” já durava alguns anos.
Contratado por Louis Cyphre (DeNiro), um sujeito fleumático e misterioso, o investigador se descobre cada vez mais envolvido por uma teia de situações mal explicadas, rituais de magia negra, testemunhas evasivas e sortilégios macabros, que parecem encurralá-lo na mesma proporção em que o mistério a cerca do destino do cantor se aproxima de uma resolução.

Além de uma produção primorosa, “Coração Satânico” tem na atuação de Mickey Rourke um de seus pontos mais fortes. Símbolo sexual na época, o ator era muito lembrado pelo mal afamado 9 1/2 Semanas de Amor (filme lançado em 1986, conhecido por seu retumbante fracasso nas bilheterias dos Estados Unidos, em paradoxo ao mega sucesso que obteve no mercado internacional). Em “Coração Satânico”, a interpretação de Rourke flutua de forma bastante equilibrada entre os diferentes momentos emocionais vividos por sua personagem do início ao fim da película.

* Curiosidades Sobre “Coração Satânico”
– Durantes as filmagens, desenvolveu-se certa animosidade entre Mickey Rourke e Robert DeNiro que até hoje não foi totalmente resolvida;
– Inicialmente, Mickey Rourke não estava nos planos de Alan Parker: o diretor queria Robert DeNiro para o papel de Harry Angel e Marlon Brando para viver Louis Cyphre;
– Louis Falco, coreógrafo de outro sucesso de Alan Parker, o filme “Fama” (1980), preparou Lisa Bonet para a cena na qual a atriz dança com uma galinha eviscerada durante um ritual Vodu;

– Os executivos do estúdio queriam que o filme tivesse um final feliz, algo que essencialmente deturparia o romance de William Hjortsberg;
– Por sinal, história original se passa inteiramente em Nova York, diferente do que mostra a versão levada aos cinemas;
– Mickey Rourke recusou um papel em “Platoon” (1986), do diretor Oliver Stone, preferindo interpretar Harry Angel.

* O Autor e Sua obra

William Hjortsberg nasceu em Nova York no dia 23 de fevereiro de 1941. Conhecido inicialmente no segmento literário norte-americano, o autor ganhou projeção internacional no ano de 1987, após o lançamento de “Coração Satânico”, fazendo de “Falling Angel” (publicado em 1978) seu romance mais conhecido em todo o mundo.
Além de sua obra mais famosa, William Hjortsberg escreveu “Gray Matters” (1971), “Symbiography” (1973), “Toro! Toro! Toro!” (1974), “Nevermore” (1994), “Mañana” (2015) e “Angel’s Inferno” (publicado postumamente em 2020), notabilizando-se também por seus contos e roteiros para o cinema.
William Hjortsberg faleceu em Livingston, estado de Montana (EUA) a 22 de abril de 2017, vítima de câncer no pâncreas.
*****
Visite o Beco da Poesia e conheça o trabalho literário de Sérgio Cortêz.
Acesse: https://bit.ly/2Zyd1cp
