Por Adilson Carvalho

Um dos personagens mais adorados na Família Addams é o Tio Fester, recentemente vivido pelo ator Fred Armisen na série da Netflix Wandinha. O primeiro ator que deu vida ao personagem, no entanto, foi Jackie Coogan (1914-1984) que começou bem cedo a carreira, e já trabalhando em um clássico inesquecível ao lado de Charles Chaplin (1889-1977) em O Garoto (1921). Coogan foi o menino de rua “adotado” por Carlitos. Ao sucesso imediato, logo o jovem ator, então com apenas 7 anos passou a ser requisitado para outros papéis, incluindo uma adaptação de Oliver Twist (1922), O Pequeno Robinson Crusoé (1924) e As Aventuras de Tom Sawyer (1930), entre outros. Contudo, o ator nunca viu a cor do dinheiro que ganhava já que seus pais gastaram todos seus ganhos que chegavam a US$ 1 milhão por ano em contrato com a MGM, atingindo US$ 4 milhões posteriormente. Sua imagem, fortemente comercializada, estampou embalagens e produtos de diversos segmentos direcionados ao público infantil, como discos, estatuetas, bonecas, manteiga de amendoim, artigos de papelaria e até uma linha de apitos.

No final da década de 30, Jackie Coogan nada tinha para dispor já que sua mãe e padrasto gastavam tudo em carros de luxo, joias de diamantes e casacos de pele, entre outras extravagancias. O ator chegou a processar a mãe e o padastro, ganhanho a causa, e conseqentemente, a Califórnia aprovou um projeto de lei em 1939, chamado de Lei Coogan, para proteger crianças em papéis semelhantes. Atualmente, uma versão revisada da lei exige que 15% dos ganhos de um artista infantil sejam destinados a um fundo. Com as despesas legais, ele só recebeu 126 mil dólares dos cerca de 250 mil restantes. Coogan passou por tempos difíceis, lutou na Segunda Guerra, mas teve dificuldades para conseguir novos papéis ao retomar a vida civil. Chaplin foi em seu socorro e deu-lhe apoio financeiro, durante um certo tempo e o indicou para trabalhar na CBS em vários programas até pegar o papel que o marcaria para sempre, o Tio Fester na série A Família Addams (1962-1964) trabalhando ao lado de John Astin, Carolyn Jones e Ted Cassidy. Embora rejeitado no início, o ator voltou para casa, raspou sua cabeça e fez a própria maquiagem, voltando para a emissora, que lhe deu o papel de Tio Fester.
Foi casado 4 vezes, com Dorothea Odetta Hanson, Ann McCormack, Flower Parry e a atriz Betty Grable. O ator se aposentou na década seguinte, e em 1º de março de 1984, Coogan morreu de parada cardíaca aos 69 anos no Santa Monica Medical Center, em Santa Monica, Califórnia. Foi enterrado no Culver City’s Holy Cross Cemetery.