Por Adilson Carvalho

Mussum, o Filmis é um sucesso de crítica e público com R$2 milhões apenas no primeiro fim de semana de exibição, nos dias 4 e 5 de novembro, além de seis kikitos conquistados no 51º Festival de Gramado. Temos muitas personalidades que também dariam excelentes filmes biográficos. O cinemacompoesia selecionou cinco delas:
#1. Clara Nunes. Cantora e compositora brasileira, considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país. Começou a carreira nos anos 60 em meio ao movimento da Bossa Nova, mas se tornou grande conhecedora das músicas, danças e das tradições africanas. Ela se converteu à umbanda e levou a cultura afro-brasileira para suas canções e vestimentas. Foi uma das cantoras que mais gravaram canções dos compositores da Portela, sua escola de samba do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de cem mil discos, contrariando a crença na época de que mulheres não vendiam discos. Durante toda a sua carreira, vendeu quatro milhões e quatrocentos mil discos, e foi considerada pela revista Rolling Stone como a nona maior voz brasileira. A cantora morreu em abril de 1983 de choque anafilático.

#2. Xuxa Meneghel. Atriz, apresentadora, cantora, empresária, filântropa e ex-modelo brasileira., Xuxa é eternamente batizada de Rainha dos Baixinhos, construiu o maior império do entretenimento infanto-juvenil ibero-americano. Sua carreira como apresentadora infantil começou na extinta Rede Manchete, passando para a Rede Globo e o Xou da Xuxa a partir de 1986. Ao longo de sua carreira musical, ela venceu dois Grammys com um total de seis indicações, e é a atriz de maior média de público desde a retomada do cinema brasileiro com mais de 37 milhões de espectadores.

#3. Pelé. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, foi o “Rei do Futebol”, amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos. Jogou pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos de idade, e mais tarde pela Seleção Brasileira sagrando-se campeão de três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970. Reconhecido internacionalmente, Pelé era especialista em chutar a bola com qualquer um dos pés, além de antecipar os movimentos de seus oponentes em campo. Faleceu em dezembro de 2022.

#4. Maurício de Souza. Cartunista, empresário e escritor brasileiro. É um dos mais famosos cartunistas do Brasil, sendo o criador da Turma da Mônica membro da Academia Paulista de Letras. Segundo o cartunista, ele aprendeu a ler com gibis, quando tinha 5 anos, e nos quadrinhos criou uma carreira brilhante, criando personagens baseados em seus amigos de infância, sobrinhos e em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Cebolinha, Franjinha, Titi, e outros. Já Horácio, o dinossauro verde esbanja carisma em histórias que divertem e levam à reflexão. Maurício é sem dúvida o Walt Disney brasileiro.

#5. Roberto Carlos. Cantor, compositor e empresário brasileiro. Foi considerado pela revista Rolling Stone Brasil como o 6º maior artista da história da música brasileira. Roberto Carlos começou a sua carreira no início da década de 1960, estrelando ao lado de Erasmo e Wanderléa o programa Jovem Guarda, que batizou o primeiro movimento musical do rock brasileiro. Na virada para década de 1970 se tornou um cantor e compositor romântico reconhecido como Rei da música romântica. Sabe-se que Roberto sempre se opôs a qualquer filme biográfico, mas tomara que o Rei mude de ideia.
